metropoles.com

Primeira aplicação de vacina contra Covid no Brasil completa dois anos

Enfermeira Mônica Calazans foi primeira brasileira imunizada contra a Covid-19 no país, ao lado do ex-governador de São Paulo João Doria

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Enfermeira Monica Calazans recebe segunda dose da Coronavac em São Paulo. Ela foi a primeira pessoa vacinada contra Covid no Brasil - Metrópoles
1 de 1 Enfermeira Monica Calazans recebe segunda dose da Coronavac em São Paulo. Ela foi a primeira pessoa vacinada contra Covid no Brasil - Metrópoles - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Há exatos dois anos, a primeira brasileira era vacinada contra a Covid-19. A enfermeira Mônica Calazans, que atuava na linha de frente do combate à doença, foi imunizada com a Coronavac, primeira vacina com uso emergencial aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O imunizante foi desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. Atualmente, a Coronavac é utilizada principalmente para a vacinação de crianças de 3 a 11 anos no país.

O ex-governador de São Paulo João Doria usou as redes sociais para relembrar a ocasião. “Foi um momento de esperança. Muitas vidas foram salvas. E ninguém virou jacaré!”, escreveu o político.

A primeira

Moradora de Itaquera, na zona Leste da capital Paulista, Mônica trabalhava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto Emílio Ribas e foi imunizada minutos após a aprovação da Anvisa. A enfermeira chegou a se filiar ao PSDB, antigo partido de Doria, e disputar uma vaga nas Eleições Gerais de 2022 para deputada federal, mas não foi eleita.

À época, o Brasil já tinha perdido 209 vidas para a Covid-19, com mais de 8 milhões de casos confirmados da doença. Depois que a campanha de vacinação teve início, os casos graves e mortes desaceleraram. Atualmente, já são mais de 36 milhões de casos e 695 mil mortes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?