metropoles.com

Pesquisa mostra país dividido sobre obrigatoriedade da vacina contra Covid-19

Segundo estudo realizado pela Febraban, 49% defendeu ser a favor da imunização obrigatória e 49% se mostrou contrário

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Manifestantes fazem um protesto contra o governador João Doria (PSDB) e a vacina, na avenida Paulista 1
1 de 1 Manifestantes fazem um protesto contra o governador João Doria (PSDB) e a vacina, na avenida Paulista 1 - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) aponta que os brasileiros estão divididos sobre se a vacinação contra o novo coronavírus deve ser ou não obrigatória no país. Do total de entrevistados, 49% defendeu ser a favor da imunização obrigatória e 49% se mostrou contrário à ideia.

O estudo mediu a intenção do brasileiro em se imunizar contra Covid-19: 64% disseram que vão se vacinar “com certeza” e 24% estão considerando a possibilidade. Segundo a Febraban, 8% dos entrevistados não querem tomar o imunizante.

A pesquisa da federação também avaliou o otimismo popular com a recuperação economia brasileira. Dos entrevistados pela entidade, 40% apresentaram expectativa de melhora para médio e curto prazo.

0

O percentual representa parcela da população que crê que o país vai superar questões como crise econômica e aumento do desemprego já no próximo ano.

Outro dado levantado pela federação diz respeito sobre o impacto da crise sanitária nas contas de casa. Mais de 60% dos entrevistados foram diretamente impactados pela pandemia – 31% se disse “muito afetado”. Apenas 12% consideram que a situação financeira da família não foi afetada, e 26% teriam sofrido pouco impacto da crise.

O impacto da crise sobre as finanças familiares se traduz na expectativa majoritária de redução dos gastos no Natal, em comparação com o ano passado: 77% planejam gastar menos, contra apenas 5% de expectativa de aumento de gastos e 16% de repetição do Natal de 2019.

Para obter os resultados, a Febraban ouviu três mil pessoas com mais de 18 anos, entre 22 e 30 de novembro.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?