metropoles.com

Governo federal promove melhoria em registro para tratamento de câncer

Ministério da Saúde incluiu registro dos medicamentos antineoplásicos para monitoramento de efeitos a médio e longo prazo

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Hospital de Base
1 de 1 Hospital de Base - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Ministério da Saúde incluiu, por meio de portaria, o registro de medicamentos antineoplásicos nos dados complementares de quimioterapia constantes na Autorização de Procedimentos Ambulatoriais (APAC).

A iniciativa incrementa o acompanhamento de pacientes com câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para avaliação de efeitos dos fármacos a médio e longo prazo.

“Será possível identificar o impacto das medicações em relação à mortalidade e à expectativa de vida. Vamos fazer o monitoramento de eventos adversos”, afirma o ministro Marcelo Queiroga.

A pasta informou que “será acrescentada uma lista dos medicamentos antineoplásicos que deverão ser selecionados e registrados no Sistema de Informação Ambulatorial (SIA/DATASUS/MS), de acordo com o esquema terapêutico do câncer definido pela equipe médica responsável pelo paciente”.

De acordo com o ministério, a principal causa de morte em mulheres recuperadas do câncer de mama é cardiológica. A inclusão dos fármacos antineoplásicos visa mapear possíveis eventos adversos provocados pelos tratamentos contra a doença.

Ofertados por estabelecimentos habilitados na alta complexidade em oncologia, os medicamentos são financiados pelo SUS. O custeio ocorre por meio de ressarcimento do procedimento de quimioterapia, conforme a tabela vigente— a qual se refere a uma fração do custeio federal, além de diversas outras modalidades de financiamento federal do SUS.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?