Categorias: Saúde

Anvisa aprova regra que facilita venda de remédio derivado da maconha

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma regra que abre caminho para o registro, produção e venda de medicamentos compostos por maconha no Brasil. Pela decisão, remédios a base de tetrahidrocannabionol (THC) e de canabidiol, substâncias presentes na planta, passam a ser considerados como de venda sob controle especial.

A decisão, unânime, deve beneficiar o registro do medicamento Mevatyl, um produto que já é vendido em alguns países na Europa obtido a partir da maconha. No Brasil, o remédio será usado em pacientes adultos para o controle de sintomas provocados pela esclerose múltipla. O medicamento está em processo de registro pela agência, mas ainda não foi aprovado.

A aprovação da Anvisa vale para os dois derivados de maconha em concentração até 30 mg por mililitro. Produtos que estejam acima desta concentração continuam na lista de proscritos e, por isso, não podem ser vendidos, produzidos ou comercializados no País.

A Agência também mudou as regras para tornar mais fácil a importação de produtos de canabidiol. A regra permite que pedidos novos possam ser analisados de forma prioritária, desde que apresentados todos os documentos necessários previstos no processo.

A liberação do uso do canabidiol no Brasil foi determinada pela Anvisa em 2015, depois de uma movimentação feita por familiares de pacientes, sobretudo crianças que apresentavam crises repetidas de convulsão.

Estadão Conteúdo

Últimas notícias

Doce do casamento de Sandy é vendido por R$ 3,5 mil na internet

Apesar do preço salgado, a venda está causando alvoroço entre os fãs da cantora e de seu marido, Lucas Lima

5 minutos passados

Aos 41 anos, Carolina Dieckmann posa de biquíni e enlouquece fãs

"Essas últimas fotos passaram da conta da beleza", comentou uma seguidora

8 minutos passados

Estão abertas as inscrições para estágio no GDF

O processo seletivo será realizado pelo Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee). A prova acontece no dia 24 de novembro

8 minutos passados

“O mais brincalhão”, diz amigo de piloto morto em queda de avião

Allan Duarte pilotava o monomotor que caiu em Belo Horizonte, na manhã de terça-feira (22/10/2019)

10 minutos passados

PEC Paralela prevê que FCDF banque inativos da Saúde e Educação

Relator da proposta, senador Tasso Jereissati acatou pedido do colega Reguffe para acrescentar a emenda que beneficia a capital

17 minutos passados

MP exige que Alub entregue declarações para estudantes em 45 dias

Reunida com pais, representantes do colégio e sindicato de professores, promotora afirma que objetivo é fazer alunos concluírem o ano…

26 minutos passados