metropoles.com

Indígena de 8 anos é a 1ª criança a ser vacinada contra Covid no país

Evento simbólico ocorreu em São Paulo, nesta sexta-feira (14/1). Os postos paulistas começam a imunizar as crianças de 5 a 11 anos segunda

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
WhatsApp Image 2022-01-14 at 12.24.14 (1)_Easy-Resize.com
1 de 1 WhatsApp Image 2022-01-14 at 12.24.14 (1)_Easy-Resize.com - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – Aos 8 anos, Davi Seremramiwe, que é um indígena da etnia Xavante e tem deficiência motora, foi a primeira criança a ser imunizada contra a Covid-19 no Brasil. A vacinação ocorreu em São Paulo, em evento simbólico realizado nesta sexta-feira (14/1) pelo governo de São Paulo, no Centro de Convenções Rebouças, zona oeste da capital.

O pai de Davi, cacique Jurandir Seremramiwe, participou da cerimônia por videoconferência. “Estou muito feliz de ver ele tomar a primeira dose, como um exemplo para a criançada de 5 a 11 anos. Que o resto do Brasil possa fazer esta campanha para que amanhã tenhamos alegria, sorriso e saúde em primeiro lugar. Vacina é importante. E que nós tenhamos toda a criançada 100% vacinada”, disse.

Também foram vacinadas mais sete crianças com comorbidades. O governador João Doria (PSDB) afirmou que “este é um dia histórico para o estado e para o país”.

0

Além de Davi, foram vacinados: Caue Henrique dos Santos, 11, que tem síndrome de Down; Luis Felipe Barbosa, 11, que é quilombola; Valentina Moreira, 6, que fez transplante de rim; Leonardo Martinez, 5 anos, com síndrome de Down; Caio Emanoel de Oliveira, 10, que tem cirrose hepática; e Grasiele de Oliveira, 8, que tem síndrome de Down.

Os postos paulistas começam a imunizar as crianças de 5 a 11 anos na segunda-feira (17/1). Os critérios a serem adotados na campanha serão definidos em âmbito municipal, mas o estado já recomendou que, assim como ocorrerá na capital, sejam priorizadas as crianças quilombolas, indígenas e com comorbidades ou deficiências.

O estado de São Paulo já começou a enviar doses para seus municípios. À medida que foram recebendo as doses, as prefeituras poderão definir o cronograma da campanha da imunização. São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, inicia a vacinação ainda hoje.

São Paulo tem 4,3 milhões de crianças nesta faixa etária aptas a serem vacinadas. Por enquanto, o estado recebeu, no primeiro lote, 240 mil doses da Pfizer para o público infantil.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?