Governadores: grupo técnico vai orientar decisões sobre Covid-19

Wellington Dias disse que chefes dos executivos estaduais saíram mais unidos de reunião, sem Bolsonaro, que debateu combate ao coronavírus

Eumano Silva ,
Luciana Lima
Compartilhar notícia

Reunidos em teleconferência, os governadores tomaram algumas decisões para orientar os próximos passos no enfrentamento do coronavírus. Criticados pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pelas medidas restritivas à movimentação de pessoas, os chefes dos executivos estaduais encaminharam medidas conjuntas para o combate à pandemia.

Uma das propostas aprovadas foi a criação de uma câmara nacional técnica para, com base na experiência adquirida até agora, apontar as decisões futuras. “Saímos desta agenda ainda mais unidos e fortalecidos”, disse o governador do Piauí, Wellington Dias (PT, em vídeo gravado depois da reunião virtual. Sobre as decisões tomadas, o petista afirma que foram estabelecidos três eixos prioritários: saúde, economia e social.

“A prioridade é a vida, vamos trabalhar para a contenção do coronavírus no Brasil”, afirmou Dias. Na economia, vão investir na “proteção do emprego”, mas cobram “medida mais ousada” do Congresso e do governo federal.

Sobre a área social, o governador do Piauí anunciou que a reunião tomou “posição clara” pela instituição de uma renda básica para a população. Ao mesmo tempo, explicou, será seguida a orientação do “da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde com o ministro (Luiz Henrique) Mandetta”.

Nenhuma vez Dias citou Bolsonaro.

Compartilhar notícia
Sair da versão mobile