metropoles.com

Saiba quem pode se vacinar neste sábado (4/12) em RJ, GO, SP e RN

Em São Paulo, o intervalo mínimo para receber a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 diminuiu de cinco para quatro meses

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Enfermeira segurando vacina da Covid-19 e carro atrás
1 de 1 Enfermeira segurando vacina da Covid-19 e carro atrás - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 continua em todo o país neste sábado (4/12). Já há seis casos confirmados da variante Ômicron no país. Todos os infectados foram vacinados e apresentam apenas sintomas leves da doença, ou estão assintomáticos.

O debate sobre a exigência de comprovante de vacinação para entrada no Brasil continua. Ainda sem definição por parte do governo brasileiro, a medida é recomendada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Defensoria Pública da União (DPU).

Veja locais, horários e públicos da vacinação em algumas capitais brasileiras neste sábado (4/12):

Rio de Janeiro

Durante a semana, a cidade do Rio de Janeiro aplicou a dose de reforço em pessoas com 59 anos ou mais. No sábado, a imunização extra prossegue para esse público.

Junto ao calendário semanal, a cidade também permite a aplicação da dose extra em maiores de 18 anos com cinco meses completos de intervalo da segunda.

Maiores de 12 anos podem receber a primeira dose dos imunizantes contra a Covid-19. Para quem recebeu a Pfizer, o intervalo para a segunda aplicação é de 21 dias.

Os imunizantes são aplicados na rede municipal de saúde: UPAs, hospitais, centros de emergência regional, centros municipais de saúde, clínicas da família e centros de atenção psicossocial tipo II e III. Veja os endereços e horários.

Goiás

A prefeitura de Goiânia recomenda a procura por postos de saúde para evitar o alto fluxo dos postos drive-thru. Neste sábado (4/12), a capital goiana aplica a primeira dose em adolescentes de 12 a 17 anos e, também, em maiores de 18 anos.

A segunda aplicação é feita oito semanas depois da primeira para quem recebeu os imunizantes da Pfizer ou Astrazeneca. Já o reforço é dado a quem recebeu a segunda dose até 4 de julho.

Veja horários e locais de vacinação no site da prefeitura.

São Paulo

São Paulo continua a aplicar a dose de reforço com intervalo mínimo de quatro meses da segunda aplicação. A medida foi anunciada nesta quinta (2/12), devido à preocupação com a variante Ômicron.

Quem recebeu a dose única da Janssen pode tomar reforço da Pfizer com intervalo mínimo de dois meses. Para imunossuprimidos graves, o intervalo é de 28 dias.

A primeira dose é aplicada em maiores de 12 anos. A segunda é inoculada 15 dias após a primeira, para quem tomou Coronavac. Para quem tomou Astrazeneca, o intervalo é de oito semanas. Para Pfizer, 21 dias.

É possível se vacinar nos postos de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) destinadas à imunização contra a Covid, das 7h às 19h. Os drive-thrus, megapostos e farmácias também aplicam a vacina, das 8h às 17h. Os endereços podem ser acessados na página da prefeitura.

Rio Grande do Norte

Em Natal, pessoas com 47 anos ou mais podem receber a dose de reforço. É necessário ter o intervalo de cinco meses completos da segunda aplicação.

Estão elegíveis para receber a primeira dose maiores de 12 anos. Para a segunda dose, é importante observar o intervalo indicado no cartão de vacinas.

Veja os locais e horários de vacinação em Natal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?