metropoles.com

Saiba quem pode se vacinar nesta sexta (7/1) em SP, RJ, GO e CE

Em meio a aumento de casos confirmados de Covid, testes positivos em farmácias quadruplicaram na última semana

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Vacinação
1 de 1 Vacinação - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Na última semana, os resultados positivos para testes de detecção de Covid-19 feitos em farmácias quadruplicaram. Os dados são da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).

A Abrafarma diz ainda que no Rio de Janeiro e em São Paulo “os dados são ainda mais alarmantes”, com 49% e 46% de resultados positivos, respectivamente. Em Goiânia, a prefeitura começou a oferecer testagem gratuita contra a doença e a espera passou de cinco horas.

Com o recente aumento de casos confirmados de Covid e Influenza, a vacinação reforça sua importância para reduzir casos graves e hospitalizações. Capitais de todo o país prosseguem com a campanha e os brasileiros aguardam a chegada dos imunizantes pediátricos para crianças de 5 a 11 anos.

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo informou que passará a exigir o comprovante de vacinação contra Covid para a participação ou ingresso em qualquer evento da capital paulista a partir da próxima segunda-feira (10/1).

A primeira dose é aplicada em maiores de 12 anos que ainda não se vacinaram. Para a segunda dose, o intervalo é de 15 dias para quem recebeu Coronavac. No caso da AstraZeneca, são oito semanas. Quem foi inoculado com Pfizer precisa aguardar 21 dias para a segunda dose.

A dose de reforço também é essencial para proteção mais efetiva. Quem já completou o intervalo mínimo de quatro meses desde a segunda dose pode receber a dose extra.

É possível se vacinar nos postos de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) destinadas à imunização contra a Covid, das 7h às 19h. Os drive-thrus, megapostos e farmácias também aplicam a vacina, das 8h às 17h. Os endereços podem ser acessados na página da prefeitura.

Rio de Janeiro

A capital fluminense divulgou o calendário de vacinação para crianças de 8 a 11 anos. A previsão é de que, com a chegada dos imunizantes para a faixa etária, a campanha comece a partir de segunda-feira (17/1).

O intervalo mínimo sugerido para a dose de reforço é de quatro meses. Maiores de 12 anos que ainda não se imunizaram podem receber a primeira dose.

Para a segunda dose, o intervalo de cada fabricante é: 12 semanas para AstraZeneca, 28 dias para Coronavac e 21 dias para Pfizer.

Os imunizantes são aplicados na rede municipal de saúde: UPAs, hospitais, centros de emergência regional, centros municipais de saúde, clínicas da família e centros de atenção psicossocial tipo II e III. Veja locais e horários de vacinação.

Goiás

Mais de 73% da população de Goiânia já está completamente imunizada contra a Covid-19, de acordo com a prefeitura da cidade. A Secretaria Municipal de Saúde contará com três pontos de testagem gratuita nesta sexta.

Serão 1,2 mil testes disponíveis, marcados por agendamentos. Os locais estão disponíveis no site da prefeitura. Já para a vacinação contra a Covid-19 não é necessária marcação prévia.

Adolescentes entre 12 e 17 anos recebem o imunizante da Pfizer. Maiores de 18 anos também estão elegíveis para se vacinar.

A segunda dose segue as datas pré-estabelecidas e o reforço é inoculado depois de quatro meses da segunda dose. Veja horários de funcionamento e locais de vacinação na cidade.

Ceará

Em Fortaleza, a Secretaria de Saúde divulga a lista de agendados para a vacinação até o dia 9 de janeiro. São chamadas para a imunização pessoas que vão receber a segunda dose ou a dose de reforço depois do intervalo determinado.

É possível consultar o resultado do agendamento ou marcar a data de vacinação por meio do site VacineJá. Para checar os locais e horários de vacinação, é necessário consultar o site da prefeitura.

Compartilhar notícia