metropoles.com

Saiba quem pode se vacinar nesta quinta (6/1) em SP, RJ, GO e RN

Ministério da Saúde aprovou inclusão de crianças entre 5 e 11 anos no Plano Nacional de Imunização. Vacinas começam a chegar neste mês

atualizado

Compartilhar notícia

Metrópoles, Getty Images
vacinacao
1 de 1 vacinacao - Foto: Metrópoles, Getty Images

Nesta quinta-feira (6/1), as capitais brasileiras continuam com a Campanha Nacional de Imunização contra a Covid-19. O Ministério da Saúde aprovou, nessa quarta-feira (5/1), a inclusão de crianças de 5 a 11 anos no público-alvo para vacinação contra a doença.

As primeiras doses da Pfizer destinadas à faixa etária chegam ainda em janeiro. Serão priorizadas crianças com comorbidades, em ordem decrescente de idade.

O governo recuou sobre a exigência de receita médica, mas recomenda que os pais procurem um médico de confiança. O intervalo entre as doses será de oito semanas.

Saiba onde se vacinar contra a Covid em algumas capitais brasileiras nesta quinta:

São Paulo

Em São Paulo, a primeira dose é aplicada em maiores de 12 anos. Para a segunda dose, o intervalo é de 15 dias para quem recebeu Coronavac. No caso da AstraZeneca, são oito semanas. Quem foi inoculado com Pfizer precisa aguardar 21 dias para a segunda dose.

Para a dose de reforço, é necessário ter no mínimo quatro meses da segunda dose. Quem recebeu a dose única da Janssen pode reforçar a imunização dois meses depois.

É possível se vacinar nos postos de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) destinadas à imunização contra a Covid, das 7h às 19h. Os drive-thrus, megapostos e farmácias também aplicam a vacina, das 8h às 17h. Os endereços podem ser acessados na página da prefeitura.

Rio de Janeiro

Maiores de 12 anos que ainda não se imunizaram com a primeira dose podem receber as vacinas. A segunda dose respeita o intervalo de cada fabricante: 12 semanas para AstraZeneca, 28 dias para Coronavac e 21 dias para Pfizer.

O intervalo para a dose de reforço segue a recomendação do Ministério da Saúde: quatro meses ou mais.

Os imunizantes são aplicados na rede municipal de saúde: UPAs, hospitais, centros de emergência regional, centros municipais de saúde, clínicas da família e centros de atenção psicossocial tipo II e III. Veja locais e horários de vacinação.

Goiás

Goiânia realiza testagem gratuita para Covid-19 em cinco macrorregiões da capital. É necessário agendar previamente pela internet.

Adolescentes entre 12 e 17 anos recebem as duas doses da vacina da Pfizer, com intervalo mínimo de 21 dias entre as doses.

Para maiores de 18 anos, também estão disponíveis outros imunizantes. A segunda dose obedece os intervalos definidos nos cartões de vacinação.

Já o reforço é aplicado quatro meses depois da segunda dose. Veja onde se vacinar em Goiânia.

Rio Grande do Norte

Em Natal, o feriado de Santos Reis modifica o funcionamento dos postos de vacinação. Nesta quinta, a imunização ocorre das 9h às 21h, em diferentes locais.

Centros de Enfrentamento às Síndromes Gripais estarão abertos das 8h às 17h. A prefeitura reforça a importância de procurar, com urgência, um centro de saúde mediante aparecimento de sintomas da Covid-19.

A primeira dose é aplicada na população geral a partir de 12 anos. A segunda requer intervalo de 28 dias para quem foi inoculado com Coronavac, 60 dias para Astrazeneca e 21 dias para Pfizer.

O reforço está disponível depois de quatro meses da segunda dose. Para imunossuprimidos, o intervalo é de 28 dias.

Veja onde se vacinar em Natal durante o feriado.

Compartilhar notícia