metropoles.com

Saiba quem era o corredor brasileiro que morreu após cair de montanha

Orlando Tsuyoshi Yamanaka, de 59 anos, sofreu uma queda de mais de 100 metros durante competição na França esta semana

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Redes Sociais
homem em cima de montanha
1 de 1 homem em cima de montanha - Foto: Reprodução/Redes Sociais

O maratonista Orlando Tsuyoshi Yamanaka, de 59 anos, que morreu nesta semana após cair de uma montanha na França, era um dos mais respeitados corredores do país. Ele despencou de uma altura de quase 100 metros enquanto participava da Ultra-Trail du Mont-Blanc (UTMB), a mais tradicional ultramaratona de montanhas do mundo.

Segundo a organização do evento, o acidente aconteceu por volta de 1h30 da segunda-feira (22/8), quando o atleta estava na cidade francesa de Les Contamines. Uma equipe de resgate foi acionada e chegou até o local de helicóptero para prestar atendimento, contudo, ele já não apresentava sinais vitais.

Com quase 15 anos de experiência, o maratonista já havia participado de dezenas de competições na modalidade. Yamanaka foi o primeiro brasileiro a completar a Ultra Trail do Monte Fuji, uma corrida por trilhas na montanha mais alta do Japão, com 3.776 metros.

0

Além das competições de corrida, Orlando também era proprietário de um restaurante em Avaré, cidade no interior de São Paulo onde morava. Antes de se apaixonar pela culinária e pelo esporte, ele era funcionário de uma agência bancária.

A paixão começou com a corrida de rua e foi evoluindo na modalidade, até alçar voos mais altos em maratonas montanhosas. A prova em que ocorreu a fatalidade, por exemplo, é considerada de alto nível.

Essa não foi a primeira vez que o atleta experiente participava da prova de alto nível de exigência. Para fazer o circuito, os interessados precisam comprovar experiência na área e resistência física.

O acidente

O atleta se acidentou em uma das modalidades oferecidas, a de ultra resistência, onde os participantes percorrem 300km de distância a uma altura de 25 mil metros de altitude.

Segundo relatos, a equipe estava em um trecho escorregadio, com pedras e água. Yamanaka teria escorregado, caiu de uma altura de quase 100 metros e bateu a cabeça, por isso não resistiu.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?