metropoles.com

RS: Estudiosos descobrem novas linhagens da Covid-19 e mutações simultâneas

O maior perigo encontrado pelos cientistas é a mistura de genomas, que pode ocasionar uma coinfecção do vírus

atualizado

Compartilhar notícia

Um estudo realizado por pesquisadores do Laboratório de Microbiologia Molecular da Universidade Feevale, no Rio Grande do Sul, descobriu cinco diferentes linhagens do vírus responsável pelo novo coronavírus, que circulam pelo estado gaúcho. Dessas, uma é completamente nova e foi intitulada VUI-NP13L. As pesquisas foram obtidas por meio de sequenciamento genético e, também, análise bioinformática.

O desenvolvimento do estudo já ocorre no Rio Grande do Sul há um tempo, porém, depois de a Organização Mundial da Saúde anunciar a importância de investigar quais e quantos são os possíveis sequenciamentos de variantes da Covid-19, a busca por resultados rigorosos se intensificou. Além de encontrar diversidades genéticas, os estudiosos observaram dois casos de coinfecção por coronavírus, por meio do E484K, mutação do vírus encontrada em alguns estados do Brasil.

“Isso é preocupante, pois sabe-se que essa mutação pode estar associada a um escape de anticorpos formados contra outras linhagens do vírus. É mais uma evidência de que essas novas linhagens podem causar problemas mesmo em pessoas que já tenham uma imunidade prévia contra o Sars-CoV-2”, declarou Fernando Spilki, um dos pesquisadores da Universidade Feevale, ao ao GZH. Segundo ele, para concluir a análise, foram necessárias amostras de material genético de 92 pacientes.

Perigos da mutação

O maior problema identificado pelos estudiosos é a mistura de genomas, que tem a possibilidade de coinfectar um único indivíduo, fenômeno que mostra a complexidade e evolução da Covid-19 e a dificuldade de conter a mutação E484K.

O experimento está ainda em fase de conclusão e, por isso, é conduzido, também, in vitro. No entanto, as pesquisas ainda não apontaram a respeito da taxa de infecção, do funcionamento da contenção por meio de vacinas nem do aumento da probabilidade de casos graves.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?