metropoles.com

Rondônia exige que pais isentem Estado se filhos pegarem Covid na aula

Plano de retorno às aulas afirma que “o vírus circula em todo o mundo” e deve ser assinado pelos pais ou responsáveis pelos alunos

atualizado

Compartilhar notícia

CRE Blumenau/SED
Governo de SC reintegra 3,2 mil alunos às salas de aula
1 de 1 Governo de SC reintegra 3,2 mil alunos às salas de aula - Foto: CRE Blumenau/SED

O governo de Rondônia disponibilizou, por meio da Secretaria de Educação, o Plano de Operacionalização do Retorno às Aulas Presenciais, que isenta o Estado de possíveis contágios dos alunos por Covid-19.

A disposição está expressa no anexo 4 do plano. O texto, que precisa ser assinado pelos pais ou responsáveis, afirma: “Caso haja contágio com Covid-19, responsabilizo-me, pois o vírus circula em todo o mundo, e não somente na escola”.

De acordo com o portal Rondoniagora, a atitude do governo é absurda para a frente sindical da educação. “Demonstra tamanha falta de sensibilidade com a comunidade escolar já que transfere responsabilidade de ações que deveriam ser de sua competência para terceiros”, declararam os sindicatos.

E continuaram: “A suspensão das aulas presenciais sempre teve um único propósito, de assegurar a saúde e bem-estar de todos, tendo os pais resguardados seus filhos da exposição ao vírus e, agora, terão que responsabilizarem-se injustamente pelos casos de contaminação nas escolas”.

O anexo também comunica que os alunos frequentarão as aulas em forma de revezamento e deverão utilizar equipamentos individuais exigidos pelo governo. Esse material obrigatório será fornecido pelo governo apenas para professores e funcionários.

Além disso, os pais e responsáveis dos estudantes precisam concordar em cumprir todas as exigências de segurança determinadas pelas escolas.

Segundo o plano disponibilizado, as aulas presenciais retornam no dia 9 de agosto. O anúncio foi feito pelo governador Marcos Rocha na noite dessa terça-feira (20/7).

O plano pode ser conferido na íntegra aqui.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?