metropoles.com

Rolou na 6ª: previsões de colapso da saúde e PIB de 0,02%

Ministério da Saúde decretou transmissão comunitária do coronavírus em todo o território nacional

atualizado

Compartilhar notícia

Rolou nesta sexta-feira (20/03): o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante videoconferência com empresários, ao lado do presidente da República, Jair Bolsonaro, previu que até o fim de abril o sistema de saúde do Brasil entrará em colapso. Ele afirmou, entretanto, que o governo está atuando para evitar esse cenário.

“Em final de abril nosso sistema entra em colapso. O colapso é quando você pode [até] ter o dinheiro, mas não há sistema para entrar”, disse.

Mandetta também criticou as decisões tomadas pelos estados de fecharem estradas e divisas. “Comando das linhas de transporte deve ser federal. Fechar estradas e aeroportos não pode ser descentralizado ou vira bagunça”, disse o ministro, ecoando declaração de Bolsonaro.

Uma outra previsão do governo federal indica que a economia brasileira vai parar. A equipe econômica revisou para baixo, mais uma vez, a estimativa de crescimento do produto interno bruto (PIB) em 2020, agora para 0,02%.

O corte ocorre menos de 10 dias após a última revisão para baixo, que estava em 2,1% antes do agravamento da crise que vem no rastro da pandemia do novo coronavírus.

E em edição especial do Diário Oficial da União, Mandetta decretou transmissão comunitária do coronavírus em todo o território nacional. Isso significa que não é preciso mais ter contato com um paciente confirmado para contrair o vírus.

Leia outras notícias:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?