metropoles.com

Rolou na 5ª: Bolsonaro ignora doença e a máscara; estudo rejeita cloroquina

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) atualiza: Brasil chega a 2.287.475 casos confirmados e 84.082 mortes por coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Rolou nesta quinta-feira (23/7): há 16 dias com a Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) quebrou o isolamento e andou de moto na área externa do Palácio da Alvorada.

Na ocasião, ele estava sem máscara e chegou a conversar, sem a proteção, com funcionários que faziam a limpeza nos jardins da residência oficial da Presidência.

Mais tarde, na live tradicional das quintas, Bolsonaro afirmou que não está sofrendo problemas físicos em relação ao seu diagnóstico positivo para Covid-19 e disse que as limitações que tem são “normais da idade”, sem relação com a doença, e que está se sentindo “muitíssimo bem”.

E um estudo brasileiro, feito por uma coalizão de hospitais e divulgado no New England Journal of Medicine, afirma não ter encontrado eficácia ou benefícios na administração de hidroxicloroquina sozinha ou associada à azitromicina em pacientes leves ou moderados com Covid-19.

Participaram da pesquisa os hospitais Albert Einstein, Sírio-Libanês, HCor, Moinhos de Vento, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Beneficência Portuguesa de São Paulo, Brazilian Clinical Research Institute (BCRI) e a rede brasileira de pesquisa em terapia Intensiva (BRICNet).

A sondagem foi feita com 667 pacientes hospitalizados com formas leves ou moderadas da Covid-19 em 55 hospitais brasileiros, com grupo de controle (que é medicado com placebo para avaliar a diferença). Participaram adultos em torno de 50 anos, a maioria do sexo masculino, sendo que 40% eram hipertensos, 21% diabéticos e 17% obesos.

Também foi notícia:

Compartilhar notícia