metropoles.com

Rolou na 5ª: Amazônia, CPMF e STF proíbe cortes em salário de servidor

Crise bateu no Ministério da Economia: para poupar gastos, pasta anunciou o corte de bolsas, estagiários e até mesmo do cafezinho

atualizado

Compartilhar notícia

JP Rodrigues/Metrópoles
Bolsonaro-quebra-queixo
1 de 1 Bolsonaro-quebra-queixo - Foto: JP Rodrigues/Metrópoles

Nesta quinta-feira (22/08/2019), às voltas com a questão do desmatamento e das queimadas na Amazônia, o que rendeu críticas de personalidades e veículos de comunicação internacionais, além do presidente da Framça, Emmanuel Macron, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) convocou, por meio de despacho publicado em edição extra do Diário Oficial da União, todos os ministros de Estado para discutir o assunto. Uma reunião ampla sobre o tema está programada para esta sexta-feira (23/08/2019), quando deverão ser anunciadas medidas para a região.

Leia outras manchetes:

Também nesta quinta, Bolsonaro admitiu, pela primeira vez, considerar a recriação de um imposto sobre movimentação financeira. Ele afirmou que vai conversar com o ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre a chamada CP (Contribuição Provisória), que retoma à antiga Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira, a CPMF.

O ministro chegou a indicar essa recriação, apesar de o presidente repetir nas últimas semanas que não pretende criar o novo imposto. Agora, Bolsonaro admite conversar sobre o assunto, considerando a possibilidade de redução e desburocratização em outros tributos.

Veja mais:

Ainda neste dia, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para impedir que União, estados e municípios reduzam salários e jornadas de trabalho dos servidores públicos em caso de crise fiscal com frustração de receita. O placar, pouco depois das 17h, era de 6 votos pela inconstitucionalidade de um artigo da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) que liberava as reduções, contra 4 que aceitavam as medidas.

Mais sobre o tema:

Outras manchetes desta quinta:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?