metropoles.com

RJ: 40% dos presos de saidão de Natal não retornaram à prisão

No total, 533 detentos não retornaram às cadeias do Estado do Rio até agora. Prazo estipulado pela Justiça era até as 22h do dia 30/12

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
complexo penitenciário de gericinó
1 de 1 complexo penitenciário de gericinó - Foto: Reprodução

Rio de Janeiro – Um levantamento mostra que mais de 40% dos presos que deixaram a prisão no Rio de Janeiro, para a “saidinha de Natal”, não retornaram à cadeia no prazo estipulado pela Justiça, que encerrou às 22h do último dia 30.

É o que consta nos dados divulgados pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio (Seap). Segundo o estudo, dos 1,3 mil detentos que saíram para comemorar o Natal com a família, 533 não voltaram.

Somente no Instituto Penal Vicente Piragibe, no Complexo de Gericinó, na zona oeste, 518 detentos foram autorizados a deixar a detenção, mas somente 109 retornaram.

O benefício, previsto na Lei de Execução Penal, dá ao preso o direito de ficar fora por sete dias, cinco vezes ao ano, em datas predeterminadas, entre elas o Natal.

Número supera anos anteriores

Entre os detentos que não retornaram estão condenados por roubo, associação ao tráfico e homicídio. Os detentos cumprem pena em regime semiaberto e receberam o benefício chamado Visita Periódica ao Lar (VPL).

O número de presos do Rio que não retornaram no Natal de 2021 supera os dados de anos anteriores. Em 2020, muitos foram autorizados a permanecer em prisão domiciliar por causa da Covid-19. Em 2019, dos 2.582 autorizados, 16% não retornaram. Em 2018, foram 15%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?