metropoles.com

Riscos de temporal e baixa umidade colocam 21 estados e DF em alerta

O aviso é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Rajadas de vento podem chegar a 100 km por hora. Umidade baixa até 12%

atualizado

Compartilhar notícia

Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
Mulher bebe agua durante calor no DF brasilia
1 de 1 Mulher bebe agua durante calor no DF brasilia - Foto: Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

Um país de dimensões continentais como o Brasil apresenta em um mesmo dia fenômenos climáticos distintos. Esta terça-feira (28/9) faz parte de uma dessas ocasiões, com seca e chuva em diversas localidades.

O Distrito Federal e 21 estados estão em alerta para o risco de temporais e baixa umidade. O aviso é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Alguns enfrentarão os dois fenômenos, como cidades de Goiás, Mato Grosso e do Paraná.

As chuvas intensas devem atingir 11 estados: Amazonas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Tocantins.

Nessas unidades da Federação, o Inmet alerta que as chuvas podem atingir até 100 mm no dia e os ventos intensos devem variar entre 60 km e 100 km por hora. Haverá queda de granizo.

Há riscos de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. A Defesa Civil pede cautela (veja instruções no fim da reportagem).

Seca

Por outro lado, a seca pede atenção em 14 estados e na capital federal. Bahia, Ceará, Distrito Federal (foto em destaque), Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e São Paulo enfrentarão uma terça-feira com baixa umidade relativa do ar.

A umidade relativa do ar varia entre 20% e 12%, o que aumenta o risco de incêndios florestais e traz prejuízos à saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade ideal para a saúde dos seres humanos está entre 50% e 60%.

Entre os principais problemas para a população, o instituto menciona as complicações alérgicas e respiratórias, sangramento no nariz, ressecamento de pele, irritação dos olhos entre outros.

Instruções para evitar riscos durante temporais:

  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Instruções para evitar danos causados pela baixa umidade do ar:

  • Beba bastante líquido.
  • Atividades físicas não são recomendadas.
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
  • Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?