Rio de Janeiro – Importante legado para o Rio e para o Meio Ambiente, o Sítio Burle Marx, criado pelo paisagista brasileiro de mesmo nome que criou o conceito de jardim tropical moderno, se tornou Patrimônio Mundial da humanidade, reconhecimento dado pela Unesco nesta terça-feira (27/7).
O espaço conta com 407 mil metros quadrados e atrai turistas e amantes da natureza para o região da Barra de Guaratiba, na zona oeste do Rio. Lá, os frequentadores podem admirar uma coleção com mais de 3.500 espécies de plantas tropicais e subtropicais, que compõem a paisagem. As espécies estão espalhadas e organizadas jardins e viveiros de plantas.
O espaço conta ainda com sete edificações e seis lagos, além de abrigar um acervo museológico de mais de três mil itens, formado por coleções de arte cusquenha, pré-colombiana, sacra e popular brasileira.
“O Sítio Roberto Burle Marx foi o ‘laboratório de criação’ onde foram desenvolvidos o repertório botânico e a experimentação paisagística que viabilizaram a produção do novo paradigma no campo do paisagismo, o jardim tropical moderno”, destaca a diretora do espaço, Claudia Storino.
A propriedade é resultado de um trabalho de mais de 45 anos reunindo plantas de diversas partes do mundo, algumas em risco de extinção. O local atrai cerca de 30 mil visitantes ao ano para a maior obra do paisagista, que viveu no sítio entre 1973 e 1994 e é reconhecido internacionalmente como um dos mais relevantes profissionais do século XX.

Foram 45 anos reunindo plantas de diversas partes do mundo na propriedade, algumas em risco de extinçãoDivulgação

O espaço conta com sete edificações e seus lagos, além de museuDivulgação

Sítio Burle Marx fica em Barra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio e abriga uma coleção com mais de 3.500 espécies de plantas tropicais e subtropicaisDivulgação

O sítio é a maior e mais importante obra de Burle Marx, e recebe cerca de 30 mil visitantes por anoDivulgação
A declaração do espaço como Patrimônio Mundial da Humanidade aconteceu durante cerimônia realizada em Fuzhou, na China, local da reunião do Comitê da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), encontro que deveria ter acontecido em 2020, mas foi adiado por conta da pandemia.
Visitas ao Sítio Burle Marx
O sítio fica na Estrada Roberto Burle Marx, nº 2019, em Barra de Guaratiba, na Zona Oeste. O telefone de contato do espaço é o (21) 2410-1412, e visitas ao local estão sendo marcadas pelo e-mail: [email protected]
Por conta da pandemia, as visitas estão acontecendo em pequenos grupos, de terça-feira a sábado. É obrigatório o uso de máscaras, higienização das mãos, álcool em gel e distanciamento.