O secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, usou as redes sociais neste sábado (17/7) para alertar a população sobre a variante Delta do coronavírus. “Está se instalando no Rio”, escreveu ele, revelando também que o número de casos dessa variante, que tem como marca uma maior capacidade de infecção, chegou a 23 na capital fluminense.
No Estado do Rio, são ao menos 74 casos confirmados dessa variante considerada de preocupação pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Veja a postagem do gestor no Twitter:
Variante Delta realmente está se instalando no Rio, recebemos a confirmação de mais 15 resultados positivos do lab da UFRJ, um do DASA, com mais 7 que tínhamos da FIOCRUZ ao todos 23 casos confirmados. #useMascara evite qualquer tipo de exposição desnecessária.
— Daniel Soranz (@danielsoranz) July 17, 2021
A variante Delta foi inicialmente identificada na Índia e se espalhou rapidamente pelo mundo. Até as nações onde a vacinação está avançada, como nos Estados Unidos, estão preocupados com os efeitos da cepa.
Pesquisas indicam, porém, que as vacinas são eficazes contra essa variante, o que reforça a importância da imunização e da manutenção de medidas de isolamento social.