Rio: governador define 1° da lista tríplice como procurador-geral do Estado

Luciano Oliveira Mattos de Souza venceu eleição interna e foi escolhido por Claudio Castro. MPRJ investiga o senador Flavio Bolsonaro

Raphael Veleda
Compartilhar notícia

O novo procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro será Luciano Oliveira Mattos de Souza, que venceu eleição entre os pares e era o primeiro nome da lista tríplice para ser chefe do Ministério Público estadual.

O governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, escolheu o nome nesta quarta-feira (6/1). Luciano Mattos substituirá o atual procurador-geral, Eduardo Gussem, e assume no próximo dia 15 e para ficar no cargo até janeiro de 2023.

A indicação sofreu pressões políticas, mas o governador optou por manter a tradição de escolher o primeiro colocado na eleição interna. Participou dessa eleição o procurador Marcelo Rocha, que é próximo da família Bolsonaro. Filho do presidente da República, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos) é investigado pelo MPRJ no caso das rachadinhas.

A decisão foi anunciada pelo governador nas redes sociais. Veja as postagens:

Luciano Mattos está há 25 anos no Ministério Público do Rio (MPRJ). Tem atuação na área de investigação criminal e presidiu, por três mandatos, a Associação do Ministério Público (AMPERJ).

Ele teve 546 votos na eleição (31,92%). Leila Machado Costa teve 501 votos (29.29%) e Virgilio Panagiotis Stavridis, 427 votos (24,97%).

Compartilhar notícia
Sair da versão mobile