Aos que acreditam em milagres, a fé não é uma opção. É o único caminho. Lucas Baptista, um menino de 9 anos do município de Juranda, no Paraná, certamente faz parte desse grupo.

Quando tinha 5 anos, o garoto caiu de uma janela de mais de seis metros de altura, e sofreu traumatismo craniano. Hoje, está curado por um milagre dos pastorinhos de Fátima, segundo a igreja católica — trio que foi canonizado no último sábado (13/5).

Reprodução/ TV GloboE o próprio médico que atendeu a criança acredita nisso. “Só a medicina não teria dado conta de resolver”, disse Adilson Pessoa, de Campo Mourão, no centro-oeste do Paraná, ao Fantástico. Além dele, outras pessoas ficam chocadas com o fato de Lucas ter se recuperado completamente.

“Teve muita perda de massa encefálica. Já era visível a olho nu”, lembra o técnico em enfermagem Marcelo Matos, que também participou do atendimento. A situação era tão grave que os médicos não acreditavam que ele iria sobreviver. E, caso sobrevivesse, teria sequelas. Foi quando as freiras do Convento das Carmelitas começaram a rezar.

“Uma irmã se adiantou para pedir para os pastorinhos. Porque só faltava um milagre para eles serem canonizados. Começamos a promover uma oração com esse objetivo. Aí, acho que todas as irmãs entraram em oração”, afirma a irmã Luíza.

A família também entrou em uma corrente de orações dedicadas aos pastorinhos. “Da mesma forma como todos nós, na família começamos a rezar para os pastorinhos e, dois dias depois, no dia 9 de março, Lucas foi desentubado e acordou bem, lúcido, e começou a falar, perguntado pela sua irmãzinha”, relembra o pai de Lucas, João Batista.

Ao saber do caso, o Vaticano começou uma investigação para determinar se, de fato, o milagre era atribuído aos pastorinhos. Representantes da Santa Sé estiveram na cidade paranaense e conversaram com familiares, médicos e também com as irmãs carmelitas.

O milagre foi reconhecido em março deste ano e, no último sábado (13/5), os pastorinhos foram canonizados pelo papa Francisco em uma cerimônia acompanha por milhares de pessoas no Santuário de Fátima, em Portugal.

O caso

O milagre dos pastorinhos ocorreu no menino brasileiro Lucas, que foi “milagrosamente” curado após uma queda de 6,5 metros de altura, em 2013. O paranaense teve duas paradas cardíacas e uma grande perda de massa encefálica.

O menino não tem nenhum tipo de lesão por conta do grave acidente. Os pais e o menino Lucas estavam presentes na missa celebrada por Francisco neste sábado, em Fátima. Os três pastorinhos eram Lucia, Francisco e Jacinta. Eles assistiram supostas aparições da Virgem Maria em 1917, reconhecidas pela Igreja Católica oficialmente em 1930.

Francisco e Jacinta morreram, respectivamente, em 1919, aos 10 anos, e em 1920, aos nove. Já Lucia se tornou freira e viveu até 2005, aos 97 anos, mas seu processo de beatificação ainda está na fase diocesana.