metropoles.com

Rede pública de SP faz 1ª cirurgia de bebê dentro da barriga da mãe

“Cirurgias como essa no sistema público podem mudar a vida de muitas crianças”, afirma especialista

atualizado

Compartilhar notícia

WikiCommons
Imagem colorida mostra fachada do Hospital Maternidade Vila Nova Cachoeirinha, referência na realização de aborto legal em São Paulo; Prefeitura suspendeu procedimento e Justiça mandou retomar o atendimento - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra fachada do Hospital Maternidade Vila Nova Cachoeirinha, referência na realização de aborto legal em São Paulo; Prefeitura suspendeu procedimento e Justiça mandou retomar o atendimento - Metrópoles - Foto: WikiCommons

São Paulo – Nesta quinta-feira (24/6), foi realizada pela primeira vez na rede pública de saúde da cidade de São Paulo uma cirurgia em bebê ainda dentro da barriga da mãe. O objetivo do procedimento era de corrigir uma má formação dos ossos da coluna da criança de apenas 24 semanas.

A cirurgia ocorreu no Hospital Maternidade Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte paulista. Até o momento, procedimentos como este só haviam sido realizados no sistema público estadual e na rede privada, segundo dados do G1.

A má formação na coluna, chamada de mielomeningocele, acontece nas primeiras semanas de gestação. A doença causa a hidrocefalia, acúmulo de líquido produzido no crânio, e pode resultar em deficiência intelectual.

Segundo o professor Rodrigo Ruano, chefe de medicina fetal da Universidade de São Paulo (USP), cirurgias como essa no sistema público podem mudar a vida de muitas crianças.

“Isso, na rede pública de saúde, que atinge um grande número de pessoas, é importante não só para o tratamento específico dessa criança, dessa gestante, desse bebê agora, mas também para prevenir futuros casos de espinha bífidas, mielomeningoceles, nessas gestantes” afirma.

Compartilhar notícia