Rafaella Tuma cria hits no TikTok com animações e áudios virais

De Ribeirão Preto, no interior de SP, Rafaella é ilustradora. “Nunca foi sem querer. Foram muitos tiros até acertar alguma coisa”, conta

São PauloRafaella Tuma é ilustradora há 10 anos e também desenvolve vídeos publicitários. Apesar disso, é provável que o trabalho que você já tenha visto dela nas redes sociais seja um vídeo de bonecos de palito com a narração de um áudio inusitado e engraçado.

Isso porque suas animações com falas que se tornaram memes andam viralizando. Inclusive, um trecho do stand-up de Thiago Ventura foi compartilhado pelo comediante para os seus 7,4 milhões de seguidores.

@rafaellatuma Marquem mto @Thiago Ventura ♬ som original – Thiago Ventura

A artista de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, conta com 864 mil seguidores no TikTok e 578 mil fãs no Instagram. Uma das produções já foi vista mais de 12,7 milhões de vezes no TikTok.

“Desenho histórias caóticas”, escreveu Rafaella, para se apresentar nessa última rede social. Ela também começou a publicar seus conteúdos no Twitter e no YouTube, pois outras contas estavam compartilhando seu trabalho.

1/8
A ideia surgiu em meio a testes para ver o que ganhava mais destaque no TikTok
As animações de Rafaella para áudios inusitados viralizaram
Rafaella Tuma é ilustradora e participou da produção do clipe Sem Filtro, da cantora Iza
Uma série na qual Rafaella transformava personagens da Disney e da Pixar em humanos já tinha chamado atenção dos internautas
Rafaella Tuma é ilustradora há dez anos e também desenvolve vídeos publicitários
A artista de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, tem 864,5 mil seguidores no TikTok e 578 mil fãs no Instagram

Dedicação às redes sociais

A ilustradora compartilha seu trabalho e seu processo artístico na internet há sete anos. Profissional freelancer, sempre viu nas redes sociais uma forma de conseguir clientes. Há dois anos, começou a ganhar seguidores mais fiéis e construir uma comunidade.

“Nunca foi sem querer. Não foi essa história de ‘fiz um vídeo viralizou’. Não foi desse jeito. Sempre foi muito programado na verdade. Foram muitos tiros até acertar alguma coisa”, contou a artista de 33 anos ao Metrópoles.

Uma série na qual Rafaella transformava personagens da Disney e da Pixar em humanos já tinha chamado atenção dos internautas em fevereiro.

Áudios caóticos

A ideia de ilustrar áudios divertidos surgiu em meio a testes para ver o que ganhava mais destaque no TikTok. As experiências mostraram que o caminho era o humor.

“Tinha hora que eu fazia tutorial de desenho, ensinava alguma coisa, fazia personagem. Eu também estava um pouco perdida, comecei a testar várias coisas”, contou. “Peguei um áudio que eu achei no YouTube do Casos de Família e desenhei.”

@rafaellatumaEsse diálogo é tão caótico 🤣♬ som original – Ellen Lopes

Rafaella está se referindo ao trecho de um programa do SBT no qual a apresentadora Christina Rocha conversa com uma convidada que conheceu o marido na penitenciária.

“Videozinho”

“Artisticamente falando, o mais simples, foi o que mais viralizou. Pensei: ‘Tem alguma coisa errada comigo’. Foi quando eu assumi que o meu conteúdo não era só para artista, meu conteúdo passou a ser mais de entretenimento”, explicou.

Apesar de definir como “simples”, no início, a artista levava de oito a dez horas para fazer os vídeos. No entanto, após aprimorar o processo, dedica de três a seis horas para criar as animações.

“Não vou focar em fazer um desenho maravilhoso, mas em fazer um ‘videozinho’ que a pessoa vai sorrir, esse é objetivo”, afirmou Rafaella.

Transição na carreira

A ilustradora e motion designer participou da pré-produção do clipe Sem Filtros, da cantora Iza. Rafaella ficou responsável pelos desenhos para a definição do conceito artístico da obra.

Formada em administração e marketing, designer gráfico e com pós-graduação em motion graphic, a profissional já teve clientes como SporTV,  Anhanguera, Warner, DC Comics, Santander, Greenpeace e Ford.

Após a repercussão positiva das animações, a moradora de Ribeirão Preto se prepara para se dedicar no futuro apenas às redes sociais.