Queiroga encontrou Osmar Terra na semana do primeiro depoimento à CPI

Conforme o Metrópoles mostrou, Osmar Terra é apontado como membro do "ministério paralelo" de aconselhamento ao governo federal

atualizado 08/06/2021 16:44

Osmar Terra e Marcelo Queiroga2Reprodução/Redes Sociais

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou de reunião com o deputado Osmar Terra (MDB-RS) na mesma semana de seu primeiro depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 no Senado Federal.

Conforme o Metrópoles mostrou, Osmar Terra é apontado como membro do “ministério paralelo” de aconselhamento ao governo federal no enfrentamento à pandemia. Queiroga foi à CPI pela primeira vez no dia 6 de maio. Dois dias antes (4/5), no entanto, o cardiologista participou de encontro com o parlamentar.

A reunião não consta na agenda oficial do ministro Marcelo Queiroga. Imagens do encontro, todavia, foram publicadas nas redes sociais, pelo próprio deputado.

Segundo o parlamentar, o tema tratado foi a “realização de um inquérito sorológico nacional”. O deputado explicou que o projeto visa “verificar a proporção da população que já possui anticorpos para o coronavírus”.

Nesta terça-feira (8/6), Queiroga depõe pela segunda vez à CPI. Ao ser questionado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) sobre o relacionamento com membros do chamado “ministério paralelo”, o cardiologista afirmou que recebeu Osmar Terra em seu gabinete para tratar de estudos sorológicos.

Ex-ministro da Cidadania do governo Jair Bolsonaro (sem partido), Terra minimiza a pandemia da Covid-19 desde o início. Médico, o parlamentar acumula projeções erradas e se manifesta contra medidas de prevenção da circulação do vírus.

0

“Ministério paralelo”

Imagens obtidas pelo Metrópoles mostram o aconselhamento do chamado “ministério paralelo” sendo feito diretamente ao presidente Jair Bolsonaro – com menções explícitas de ressalvas à aplicação de vacinas. Trechos de uma reunião, ocorrida em 8 de setembro, também confirmam que Arthur Weintraub intermediava os contatos entre o grupo e o Palácio do Planalto.

Entre os participantes do encontro, estão a imunologista Nise Yamaguchi, o deputado Osmar Terra, o virologista Paolo Zanoto e outros médicos de diversas especialidades. Confinados em uma sala de reuniões do Planalto, nenhum dos profissionais usa máscara.

O vídeo também aponta Osmar Terra como o cacique intelectual do grupo.

“Uma honra trabalhar com o senhor neste período” afirmou Nise Yamaguchi ao deputado. Na CPI da Covid, ela negou a existência de um gabinete paralelo, e disse que prestava apenas “aconselhamento”.

Últimas notícias