metropoles.com

Quatro estados têm crescimento em casos de Covid, aponta Fiocruz

Segundo a Fiocruz, a maior parte dos estados tem crescimento da Covid mais evidente na população a partir dos 18 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Imagem colorida mostra enfermeiro realizando teste de Covid em paciente - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra enfermeiro realizando teste de Covid em paciente - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Dados do último Boletim Infogripe, divulgados nesta quinta-feira (10/11) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), apontam que os estados do Amazonas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo tiveram aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid-19.

Os dados foram coletados entre os dias 30 e outubro e 5 de novembro. De acordo com o boletim, as unidades federativas têm crescimento de casos mais evidente na população a partir dos 18 anos. A exceção é o Rio Grande do Sul, que apresenta tendência de crescimento nas faixas etárias a partir dos 60 anos de idade.

Exames positivos de Covid

Segundo os números da pesquisa, a Covid voltou a ser destaque entre os diagnósticos de SRAG. Nas últimas semanas, 36,9% dos exames com resultado positivo para SRAG foram identificados como casos da doença.

Além disso, 14,8% dos exames positivos corresponderam a casos de Influenza A; 0,5% a casos de Influenza B; e 26,1% a casos de vírus sincicial respiratório (VSR).

0

O coronavírus também se destaca entre os casos de óbitos por SRAG, correspondendo a 74,6% dos registros positivos, de acordo com o boletim. Além disso, 10,4% das mortes foram causadas pelo vírus da Influenza A.

De acordo com Marcelo Gomes, coordenador do Infogripe e pesquisador da Fiocruz, o cenário epidiomiológico do Brasil deve ser marcado por dois picos de Covid ao longo do ano.

“Diferente do Influenza e outros vírus respiratórios com tipicamente um pico por ano, a Covid-19 pode estar se encaminhando para uma realidade na qual a gente tenha que conviver com dois momentos do aumento da sua circulação”, reforçou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?