metropoles.com

Publicado o decreto que muda Conselho Nacional da Amazônia Legal

O texto foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto, nessa terça-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Pixabay
amazônia
1 de 1 amazônia - Foto: Pixabay

O decreto que transfere o Conselho Nacional da Amazônia Legal do Ministério do Meio Ambiente para a vice-presidência foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (12/02/2020).

O texto foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante cerimônia no Palácio do Planalto, nessa terça-feira (11/02/2020). A principal mudança é que governadores ficam fora do conselho.

O colegiado será integrado pelo vice-presidente, Hamilton Mourão, e por 14 ministros do governo federal. De acordo com a composição anterior, estipulada em um decreto de 1995, os governadores da Amazônia Legal estavam inclusos.

“Compete ao Conselho Nacional da Amazônia Legal coordenar e integrar as ações governamentais relacionadas à Amazônia Legal, propor políticas e iniciativas relacionadas à preservação, à proteção e ao desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal, de forma a contribuir para o fortalecimento das políticas de Estado e assegurar a ação transversal e coordenada da União, dos estados, dos municípios, da sociedade civil e do setor privado”, determina trecho do decreto.

O Conselho Nacional da Amazônia Legal deve encaminhar ao presidente da República relatório anual das atividades, que conterá a avaliação da produção e dos resultados alcançados.

É obrigação dos integrantes “acompanhar as ações de desenvolvimento sustentável e o cumprimento das metas globais em matérias de adaptação e mitigação das mudanças climáticas“.

Além disso, o órgão deve assegurar o aperfeiçoamento e a integração dos sistemas de proteção ambiental; apoiar a pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico e a inovação; e coordenar as ações destinadas à infraestrutura regional.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?