Primeira vice-presidente mulher da Costa Rica debate políticas para negros no Brasil

Primeira mulher negra a ocupar a vice-presidência da Costa Rica, Epsy Campbell Barr, participa de evento em Brasília, no dia 22 de março

Manoela Alcântara
Compartilhar notícia

Primeira mulher negra a ocupar a vice-presidência da Costa Rica, de 2018 a 2022, Epsy Campbell, participará do evento “Mecanismos sobre Raça no Sistema Universal de Direitos Humanos: Estratégias e Próximos Passos no Brasil”, em Brasília, na próxima quarta-feira (22/3).

Campbell participa do evento organizado pelo Instituto Internacional sobre Raça, Igualdade e Direitos Humanos (Raça e Igualdade), em parceria com a ONG Criola, Geledés – Instituto da Mulher Negra, Selo Juristas Negras, Grupo Conexão G de Cidadania LGBT de Favelas, Renafro Saúde e Ilê Omolu e Oxum, Instituto Iepé e Hutukara Associação Yanomami .

Hoje presidente do Fórum Permanente de Afrodescendentes da Organização das Nações Unidas (ONU), Campbell quer conhecer ainda mais a situação da população negra no Brasil, especialmente das mulheres negras. Ela estará acompanhada ministras de Estado, como Anielle Franco, da Igualdade Racial e Sônia Guajajara, dos Povos Indígenas; além de embaixadores e representantes de organizações da sociedade civil brasileira.

O encontro será realizado no marco do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial e do Dia Nacional das Tradições Africanas e Nações do Candomblé. Data importante para a luta contra o racismo e a promoção da igualdade racial.

O principal objetivo é debater as estratégias e os próximos passos para o fortalecimento dos mecanismos sobre raça no Sistema Universal de Direitos Humanos, entre as recomendações feitas pelo Comitê Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial (CERD), e pela Revisão Periódica Universal (RPU).

Um dos pontos que será discutido durante as mesas é a garantia de proteção dos direitos humanos das pessoas negras e indígenas para combater o racismo em todas as suas formas. “Será uma ótima oportunidade para conversar com organizações da sociedade civil e divulgar a importância desta aliança para levarmos suas demandas ao Fórum Permanente dos Afrodescendentes que se reunirá pela 2ª vez em maio deste ano, em Nova Iorque”, destacou Campbell.

Serviço

Evento: Mecanismos sobre Raça no Sistema Universal de Direitos Humanos: Estratégias e Próximos Passos no Brasil
Data: 22 de março de 2023
Horário: das 14h às 18h
Local: Hotel Cullinan Hplus Premium – Brasília

Compartilhar notícia
Sair da versão mobile