metropoles.com

Prefeitura obriga alunos a rezarem Pai Nosso nas escolas

Determinação da Secretaria Municipal de Educação de Barra Mansa (RJ) entrou em vigor no dia 4. Oração é obrigatória em todos os turnos

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Google Street View
Colégio Padre Anchieta
1 de 1 Colégio Padre Anchieta - Foto: Reprodução/Google Street View

Alunos da rede municipal de ensino do município de Barra Mansa, no sul fluminense, estão obrigados a rezar a oração do Pai Nosso antes de entrarem em sala de aula.

A determinação do secretário municipal de Educação, Vantoil de Souza Junior, entrou em vigor no dia 4 de outubro, conforme ordem de serviço que institui a rotina de oração publicada dois dias antes .

O documento estabelece que todas as unidades escolares da rede pública municipal devem organizar os alunos em fila indiana, “em posição respeitosa”, para entoar a cada dia da semana um hino predeterminado, seguido da oração do Pai Nosso.

A entoação dos hinos e a oração são obrigatórias a todos os turnos, antes que os estudantes sejam conduzidos à sala de aula.

Na ordem de serviço, a Secretaria de Educação argumenta que o Pai Nosso é uma oração “universal” e, por isso, “aceita pela maioria das manifestações religiosas”.

Os alunos que se recusarem a rezar devem declarar seu desejo, por escrito, por meio de seus responsáveis. Além disso, o documento determina que eles sejam colocados em uma fila separada e levados para a sala de aula apenas após a entoação do hino.

A reportagem tentou contato com a Secretaria Municipal de Educação de Barra Mansa, mas não conseguiu localizar um representante da Prefeitura.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?