São Paulo – A Prefeitura de São Paulo removeu do muro da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Santos Dumont, localizada na Pompeia, um grafite que retratava Nossa Senhora Aparecida fazendo um gesto obsceno. O desenho mostrava a padroeira do Brasil mostrando o dedo do meio
A remoção foi feita após o vereador Delegado Palumbo (MDB) criticar que o desenho era obsceno e desrespeitoso. O político foi até o local e gravou um vídeo para mostrar o grafite. As imagens foram compartilhadas em suas redes sociais e gerou muita polêmica.
“Claramente um gesto obsceno, isso é um desrespeito com a religião e com a fé alheia. Nós não vamos permitir isso em uma escola pública municipal”, afirmou o político em vídeo publicado no Instagram em 21/9.
Palumbo, que tem 674 mil seguidores no Instagram, também disse que ele mesmo retiraria o grafite caso a prefeitura não o fizesse. “Se não tomarem providências, prefeito Ricardo Nunes, eu mesmo vou pintar isso aqui, porque eu sou católico e devoto de Nossa Senhora Aparecida”, afirmou o vereador.
O vereador Delegado Palumbo também reforçou as críticas no Twitter, rede social na qual tem 5,3 mil seguidores.
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informou que a imagem foi removida por “respeito a todas as religiões”.
Achar isso arte é zombar da nossa inteligência. Qualquer pessoa com o mínimo de inteligência, sabe que nesta escola municipal está retratada Nossa Senhora Aparecida, fazendo, claramente, um gesto obsceno. Não permitiremos desrespeito a nenhuma religião. Isso é crime! pic.twitter.com/X2XI8KTzl5
— DELEGADO PALUMBO (@delegadopalumbo) September 24, 2021