metropoles.com

Pontes diz que pediu ajuda de Bolsonaro para repor recursos da ciência

Ministro alegou ter sido pego de surpresa pelo corte de 92% da verba destinada à ciência

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Marcos Pontes durante Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e do Dia Internacional do Voluntário, no palácio do Planalto 23
1 de 1 Marcos Pontes durante Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e do Dia Internacional do Voluntário, no palácio do Planalto 23 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, disse, nesta quarta-feira (13/10), que foi pego de surpresa pelo corte de verbas para a ciência. Pontes ainda afirmou que Jair Bolsonaro (sem partido) prometeu ajudá-lo a repor os recursos.

“Realmente, como eu já coloquei, publicamente até, eu fui foi pego de surpresa. Ontem, conversei com o presidente sobre isso, ele também foi pego de surpresa. Pedi ajuda para a recuperação desses recursos, ele prometeu que vai ajudar”, afirmou o ministro em audiência na Câmara.

“Eu fiquei muito chateado. Já conversei sobre isso para que seja reposto, conversei com a ministra Flávia [Arruda, da Secretaria de Governo], e eles prometeram que isso vai ser reinstituído”, completou Pontes.

Na última quinta-feira (7/10), o Ministério da Economia anunciou, em ofício à Comissão Mista do Orçamento, o corte de 90% dos recursos que seriam destinados a vários projetos científicos, inclusive a bolsas e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“Já enviei ofício para o ministro Paulo Guedes, para a Economia, Casa Civil e Secretaria de Governo sobre a necessidade de recomposição imediata desses recursos que foram passados para os ministérios. Assim como também já conversei e falei com o presidente, ele ficou de me ajudar com a recomposição disso. Diga-se de passagem: o presidente costuma ajudar sempre em relação ao orçamento”, disse Pontes.

Ao ser alvo de críticas por deputados da oposição, o ministro reforçou que continua no cargo pois é “piloto de combate” e treinado para “defender o país” e “cumprir a missão”.

0
Encontro com deputada alemã

Pontes também respondeu às críticas que recebeu por se encontrar com a deputada alemã de extrema-direita Beatrix von Storch. “A visita dessa deputada aconteceu da seguinte forma: recebi uma ligação vinda da assessoria da deputada Bia Kicis solicitando que eu tirasse uma foto como astronauta”, disse.

Segundo ele, inicialmente, a informação é de que o irmão de von Storch fosse astronauta e, por isso, tirou a foto. No entanto, depois, descobriu que, na verdade, o cunhado da alemã vislumbrava a profissão.

“Ela foi eleita na Alemanha, legalmente, é uma representante oficial do Parlamento alemão e a Alemanha é uma nação amiga. Ou seja: ainda bem que eu não sabia de nada disso antes de recebê-la, senão eu ia ficar numa situação difícil, num conflito interno porque mesmo sendo contra qualquer coisa a ver com nazismo, eu seria obrigado a receber qualquer pessoa, uma representante oficial de um governo amigo. Por obrigação do cargo eu teria obrigação de receber”, explicou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?