metropoles.com

TRF-4 mantém ação de improbidade contra senador Benedito Lira

União pede o ressarcimento de R$ 2,6 milhões recebidos de Alberto Youssef e das empreiteiras UTC e Constran

atualizado

Compartilhar notícia

Marcelo Camargo/Agência Brasil
1111156-mcamgo_abr_030720188653_1
1 de 1 1111156-mcamgo_abr_030720188653_1 - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) negou, por unanimidade, recurso do senador Benedito Lira e de seu filho, deputado federal Arthur Lira, ambos filiados ao Partido Progressista (PP) de Alagoas. A Corte também confirmou a legitimidade da União para ajuizar ação de improbidade administrativa contra eles.

Segundo o TRF-4, a Advocacia-Geral da União (AGU) requer o ressarcimento de R$ 2,6 milhões usados nas campanhas dos políticos. Os recursos teriam sido recebidos do doleiro Alberto Youssef, do ex-presidente da UTC Ricardo Pessoa e da empreiteira Constran.

A ação, ajuizada na 11ª Vara Federal de Curitiba, tramita desde dezembro de 2016. Os políticos tentaram suspendê-la liminarmente, mas tiveram o pedido negado pelo tribunal em novembro do ano passado.

Na quarta-feira (4/4), a 4ª Turma julgou o mérito do recurso e manteve o entendimento. Segundo a AGU, os valores recebidos como doação oficial para custear a campanha de 2010 teriam sido pedidos pelo senador, na época deputado federal, para garantir a presença do grupo UTC nas licitações fraudadas em favor da Petrobras.

Para a União, houve “grave ofensa ao princípio democrático, à probidade e à legalidade, visto que pai e filho eram agentes políticos”. Arthur Lira, à época, era deputado estadual por Alagoas.

Segundo o TRF-4, os réus alegavam que, além de ilegitimidade da União, a pretensão de reparação estaria prescrita e haveria duplo processamento, visto que já respondem criminalmente em ação movida pela Procuradoria-Geral da República.

De acordo com o tribunal, as ações de improbidade administrativa são cíveis e não têm foro privilegiado, como ocorre nas ações penais.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?