metropoles.com

Senado aprova projeto de incentivo à “internet das coisas”

O objetivo do PL é baratear esse recurso, que permite a troca de informações entre máquinas. A matéria vai a sanção presidencial

atualizado

Compartilhar notícia

Waldemir Barreto/Agência Senado
Izalci Lucas_senador
1 de 1 Izalci Lucas_senador - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O Senado Federal aprovou nesta quinta-feira (19/11), de forma simbólica, o Projeto de Lei 6.549/20, que isenta de taxas e contribuições os sistemas tecnológicos que integram conexões de máquina a máquina – o que é chamado de internet das coisas. Como exemplo, pode-se citar o relógio que monitora batimentos cardíacos de paciente e envia relatórios para o médico. A matéria segue agora para sanção presidencial.

O projeto, de autoria do deputado Vitor Lippi (PSDB-SP), foi aprovado na Câmara dos Deputados em 2017. O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) apresentou relatório favorável à matéria.

De acordo com o relatório, a proposta visa desonerar e simplificar a implantação e o funcionamento de sistemas de comunicação máquina a máquina, reduzindo a zero as Taxas de Fiscalização de Instalação (TFI) e de Fiscalização de Funcionamento (TFF) dessa forma de conexão de 2021 a 2015.

“A internet das coisas deverá ser mais impactante para a economia do que foi a introdução da telefonia móvel celular, que transformou a maneira como as pessoas se comunicam diariamente”, avaliou Lucas.

 

0
Internet das coisas

São considerados sistemas máquina a máquina os dispositivos que, sem intervenção humana, utilizam redes de comunicações para transmitir dados a aplicações remotas para monitorar, medir e controlar o próprio dispositivo, o ambiente ao seu redor, ou sistemas de dados a ele conectados por meio dessas redes.

Outros exemplos desses recursos são as geladeiras que enviam imagens do seu interior para o celular ou sensores em máquinas agrícolas que transmitem informações para um computador sobre o solo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?