metropoles.com

PT anuncia processo contra revista por capa com Marcos Valério

Na nota, o PT afirma que a Veja age “numa desesperada tentativa de envolver o ex-presidente Lula em mais uma falsa acusação”

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
PT
1 de 1 PT - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Partido dos Trabalhadores publicou uma nota atacando duramente a capa da revista Veja que começou a circular nesta sexta-feira (25/10/2019) e anunciando que processará a publicação. A matéria divulga trechos inéditos do depoimento do empresário Marcos Valério, no qual ele se refere ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como um dos mandantes da morte do prefeito de São Bernardo do Campo Celso Daniel.

Na nota, o PT afirma que a revista reproduz mentiras “numa desesperada tentativa de envolver o ex-presidente Lula em mais uma falsa acusação”. O partido sustenta que a história é falsa e não possui testemunhas.

Segundo a Veja, Marcos Valério contou em depoimento dado ao Ministério Público de São Paulo que um empresário de Santo André chantageava o ex-presidente e alguns petistas de implicá-los com a morte do professor. O empresário afirmava que o ex-presidente foi o mandante do assassinato.

Na nota, o PT aponta como “falso” um trecho onde a revista fala que o caso Celso Daniel foi reaberto após o depoimento de Marcos Valério em 17 e 18 de outubro do ano passado. A revista apontou que a Polícia Civil concluiu que o crime foi comum e sem motivação política. Mas o promotor  Roberto Wider Filho considerou grave as informações colhidas e encaminhou o depoimento para o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público, que está fazendo uma investigação sigilosa sobre o caso.

O partido afirma que está ofendido por mais uma “ação criminosa da revista”.

“Estão tomando, desde hoje,  medidas no âmbito da Justiça contra a publicação, seus proprietários, editores e o autor da matéria. O mesmo ocorrerá a todos que reproduzirem a falsidade com intenção de caluniar”, afirma o PT em nota.

O caso Celso Daniel
O ex-prefeito de Santo André foi morto há 17 anos, e o caso permanece sem solução. Celso Daniel foi sequestrado em 18 de janeiro de 2002, após sair de um restaurante em São Paulo acompanhado do empresário Sérgio Gomes da Silva, o Sombra. O corpo foi achado dois dias depois, com 11 tiros.

Marcos Valério
Foi acusado de desviar recursos públicos para alimentar caixas eleitorais na década de 1990. Segundo a revista Veja, ele “aprimorou um método que permitia a governantes desviar recursos públicos para alimentar caixas eleitorais sem deixar rastros muito visíveis”.

Compartilhar notícia