metropoles.com

PRB deixa governo e “devolve” Ministério do Esporte

Segundo o dirigente, a legenda colocará o Ministério do Esporte, ocupado por George Hilton (PRB-MG), “à disposição” da petista

atualizado

Compartilhar notícia

Marcelo Camargo/Agência Brasil
ministro esporte George Hilton
1 de 1 ministro esporte George Hilton - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, anunciou nesta quarta-feira que seu partido deixará a base aliada do governo da presidente Dilma Rousseff. Segundo o dirigente, a legenda colocará o Ministério do Esporte, ocupado por George Hilton (PRB-MG), “à disposição” da petista.

Pereira disse que a decisão de desembarque do PRB foi aprovada durante reunião na tarde desta quarta-feira, por unanimidade, pela bancada do PRB na Câmara, composta por 21 deputados. De acordo com ele, a decisão foi motivada pelo agravamento da crise econômica e política. “Estamos escutando a voz das ruas. Não estamos vendo norte para a situação que o País vive”, justificou

Questionado por que o ministro do Esporte do PRB não apresenta um pedido de renúncia do cargo, o presidente nacional do PRB afirmou que não é necessário. De acordo com o dirigente, é de praxe o partido “colocar o ministério à disposição”, cabendo a presidente Dilma Rousseff decidir se demite o ministro ou não.

Na sexta-feira passada, Marcos Pereira publicou artigo bastante crítico ao governo. No mesmo dia, o ministro soltou comunicado para “informar à opinião pública sua discordância ao conteúdo do artigo”. Na nota, Hilton tratou o texto do presidente do PRB como uma “opinião pessoal”.

Atualmente, o PRB controla quase todo o Ministério do Esporte, tendo indicado os integrantes de quatro das cinco principais cadeiras: o ministro Hilton, o secretário-executivo (Marcos Jorge de Lima), o secretário de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Carlos Geraldo) e o secretário de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (Rogério Hamam).

O único remanescente da gestão do PCdoB à frente do Ministério do Esporte é Ricardo Leyser, que foi promovido a secretário-executivo no início do ano passado, quando o PRB chegou à pasta, mas voltou a ser secretário de alto rendimento depois de uma exoneração até hoje mal explicada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?