metropoles.com

Parlamentares pedem afastamento de secretário por nota antivacina

Em nota técnica, secretário disse que vacinas não têm efetividade e segurança no tratamento da Covid, mas que a hidroxicloroquina tem

atualizado

Compartilhar notícia

Anderson-Riedel/PR
Helio Angotti
1 de 1 Helio Angotti - Foto: Anderson-Riedel/PR

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e os deputados federais Tabata Amaral (PSB-SP) e Felipe Rigoni (PSL-ES), entraram, nesta segunda-feira (24/1), na Justiça, com pedido de “imediato afastamento” do secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto.

Em uma nota técnica divulgada na última sexta-feira (21/1) e assinada por Angotti, a pasta diz que vacinas não têm efetividade e segurança no tratamento da Covid-19, mas que a hidroxicloroquina tem. O medicamento, todavia, é considerado ineficaz por sociedades científicas para o tratamento do coronavírus.

Na ação, os parlamentares argumentam que os termos da nota técnica “são inequivocamente falsos, ante a notória eficácia das vacinas utilizadas contra a Covid-19 e a ampla rejeição científica da hidroxicloroquina para o mesmo tratamento”. Portanto, segundo os congressistas, a permanência de Angotti na pasta “promovendo políticos públicas negacionistas e absolutamente contrárias ao que defendem as autoridades sanitárias e científicas mundiais” representa “grave prejuízo”.

A ação popular foi apresentada à Justiça Federal no Distrito Federal e tem, ainda, as assinaturas do secretário municipal de Educação do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha, e do ex-secretário de Prioridades Estratégicas de Goiânia, José Frederico Lyra Netto. Todos do movimento Acredito.

Veja a ação popular:

Ação popular contra Helio Angotti by Metropoles on Scribd

Outros senadores também fizeram uma ofensiva contra o secretário após o veto do Ministério da Saúde às diretrizes da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias ao Sistema Único de Saúde (Conitec) que contraindicam o uso de medicamentos do chamado kit Covid.

O senador Humberto Costa (PT-PE), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Participação Legislativa do Senado, pretende convocar Angotti para prestar esclarecimento sobre a nota técnica. Na avaliação dele, Angotti sobrepôs opiniões pessoais ao desaprovar o parecer da Conitec.

o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que foi vice-presidente da CPI da Covid-19, anunciou que vai acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) com uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) e uma notícia-crime contra o secretário.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?