metropoles.com

MPF pede volta de José Melo, ex-governador do Amazonas, à prisão

Ex-chefe do Executivo foi preso acusado de participar de esquema de corrupção. Acabou liberado na última terça (26/12)

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Twitter
José Melo governador amazonas
1 de 1 José Melo governador amazonas - Foto: Reprodução/Twitter

O Ministério Público Federal no Amazonas (MPF-AM) ajuizou recurso pedindo a volta à prisão do ex-governador do estado José Melo (Pros) e outros oito detidos durante as operações Custo Político e Estado de Emergência, da Polícia Federal. O ex-chefe do Executivo local foi preso no último dia 21 e teve a prisão preventiva revogada pelo juiz Ricardo Salles, da 3ª Vara da Justiça Federal do Amazonas, na noite de terça-feira (26/12).

Entre os outros oito acusados, presos no dia 13 de dezembro, estão cinco ex-secretários da gestão de José Melo. São eles Afonso Lobo, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM); Wilson Alecrim e Pedro Elias, ambos da Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (Susam); o ex-secretário de Administração e Gestão, Evandro Melo; e o ex-chefe da Casa Civil Raul Zaidan. Todos tiveram a detenção convertida em domiciliar ou foram liberados após o fim do prazo de prisão temporária.

No recurso, o MPF-AM alega que a audiência de custódia que resultou na revogação da prisão de José Melo foi realizada em horário fora de expediente e não contou com a presença de um representante do Ministério Público.

O procurador Fernando Merloto Soave alega ainda que decisões anteriores já haviam rechaçado os supostos riscos enfrentados pelos suspeitos no sistema prisional do Amazonas. O recurso ainda será analisado pela Justiça local.

José Melo e seus ex-secretários são acusados de participarem de um esquema de desvio de dinheiro na saúde pública local durante o período que estavam à frente do governo, entre 2014 e maio deste ano. O ex-governador deixou o Executivo antes do fim do mandato, depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou a chapa da qual ele fazia parte por compra de votos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?