Moro vai ao Senado defender texto alternativo da PEC dos Precatórios

O Podemos, partido ao qual o ex-ministro se filiou, defende a proposta que pretende pagar o Auxílio Brasil sem furar o teto de gastos

Marcelo Montanini
Compartilhar notícia

O ex-ministro Sergio Moro, pré-candidato à Presidência da República, vai, nesta terça-feira (22/11), ao Senado Federal para apoiar o posicionamento do Podemos a favor do texto alternativo da PEC dos Precatórios que viabiliza o Auxílio Brasil, programa social que substituirá o Bolsa Família, sem furar o teto de gastos públicos.

O partido, ao qual Moro recém se filiou, defende o texto apresentado pelos senadores Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e José Aníbal (PSDB-SP), com a ideia de tirar o pagamento das dívidas judiciais do teto de gastos e extinguir as emendas de relator, no chamado orçamento secreto.

O ex-ministro deve comparecer à Casa ao lado do líder do Podemos no Senado, Alvaro Dias (PR), de senadores e deputados do partido.

Moro vem se manifestando contrário ao texto da PEC dos Precatórios aprovado na Câmara dos Deputados. A proposta deve ser analisada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado na quarta-feira (24/11) e tem previsão de ir ao plenário até o dia 30.

O texto apoiado pelo governo estabelece um limite anual de gastos com precatórios, que são dívidas do governo com condenação judicial definitiva, além de promover a correção das quantias com base na taxa Selic, permitindo que se altere o formato de cálculo do teto de gastos.

Entre os principais pontos da emenda está a previsão de parcelamento de dívidas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

O projeto estabelece que os precatórios com valores fixados em até R$ 66 mil terão o pagamento garantido e a quitação dos débitos ocorrerá por meio de ordem cronológica.

1/7
Ex-juiz Sergio Moro durante discurso no ato de sua filiação ao Podemos
Sergio Moro assinou sua ficha de filiação ao Podemos no dia 10 de novembro, em Brasília
Sergio moro, ex-juiz e ex-ministro da Justiça
Sergio Moro
O ex-juiz Sergio Moro foi ministro da Justiça do presidente Jair Bolsonaro entre 2019 e 2020
Sair da versão mobile