Manuela D’Ávila tem dados no SUS apagados: “Só ocorre com a esquerda?”

Depois de Gleisi e Boulos, a ex-deputada precisou recorrer ao registro manual ao ser vacinada contra a Covid-19, em Porto Alegre

Luciana Lima
Compartilhar notícia

A ex-deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB-RS), que foi candidata a vice-presidente em 2018, na chapa encabeçada pelo petista Fernando Haddad (PT-SP), informou nesta segunda-feira (19/7), por meio de suas redes sociais, ter sido vítima da mesma alteração de dados no Sistema Único de Saúde (SUS) que também atingiu a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), e o coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos (PSol-SP).

Segundo ela, seu nome social foi apagado e o nome de seu pai também foi apagado.

A alteração fez com que o cadastro de Manuela não fosse encontrado no momento em que ela foi se vacinar contra a Covid-19, o que levou os profissionais de atendimento recorrem ao registro manual da vacinação.

Manuela estranhou o fato de que lideranças políticas do campo da esquerda estejam passando por problemas semelhantes.

“Não é estranho que os problemas só ocorreram com pessoas de esquerda?”, questionou.

Na semana passada, Gleisi cobrou um posicionamento do Ministério da Saúde sobre o ataque hacker que a deixou registrada como morta e com o apelido de “Bolsonaro” no cadastro do SUS.

Nesta segunda, Boulos informou que seus dados cadastrais no SUS foram alterados ilegalmente e que o nome de seus pais foram alterados no sistema por “ofensas e xingamentos grosseiros”. Além disso, Boulos informou que o sistema do SUS também omitia a informação que ele recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Boulos, que foi candidato à Prefeitura de São Paulo, responsabilizou os bolsonaristas pelas alterações. Ele também disse que o Ministério da Saúde informou que a alteração de seu cadastro foi feita por pessoa credenciada do órgão.

1/11
ALEX SILVA/ESTADÃO CONTEÚDO Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.
Manuela foi candidata do PCdoB à Prefeitura de Porto Alegre
Manuela D'Ávila enfrenta Sebastião Melo no segundo turno, em Porto Alegre
Para Gleisi, não há dúvidas de que Lula é o melhor candidato
A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann
Guilherme Boulos (PSol), líder do MTST
Guilherme Boulos durante campanha, ganhando uma samambaia e um disco do Belchior de moradores da Santa Cecília
Ex-presidenciável Guilherme Boulos aparece na varanda e agradece a apoiadores.

 

Sair da versão mobile