metropoles.com

Mandetta nega demora em compra de equipamentos de proteção

Ministro da Saúde afirma que fechamento de mercado na China gerou problemas de abastecimento no mundo todo, e cita caso dos Estados Unidos

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Luiz Henrique Mandetta
1 de 1 Luiz Henrique Mandetta - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, sustentou nesta quinta-feira (02/04/2020) que não houve demora do governo brasileiro em se mobilizar para a aquisição de equipamentos de proteção individual, e justificou que a China, responsável por quase 100% da produção mundial desses artigos, parou com as exportações desses produtos tão logo identificou a epidemia em seu território.

“A partir do momento que a China anuncia os casos de coronavírus, cessaram as exportações e se passou a produzir somente para o mercado interno da China. Isso corresponde a 100% do mercado mundial desses equipamentos. Não se constrói uma indústria de matéria-prima em 15 dias”, disse Mandetta.

O ministro disse ainda que conversou com o embaixador norte-americano nesta quinta para acertar ações que possam ser realizadas em conjunto. Ele disse que os Estados Unidos estão enfrentando o mesmo problema que o Brasil de dificuldade de aquisição de equipamentos de proteção. “Os Estados unidos estão com o mesmo grau de dificuldades de obter material de proteção individual.”

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?