metropoles.com

Lula encontra Xi Jinping nesta sexta; saiba quais acordos devem ser assinados

Presidentes Lula e Xi Jinping devem firmar mais de 20 acordos bilaterais voltados ao agronegócio, segurança espacial e investimentos

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Imagem colorida de Lula com as bandeiras brasileira e chinesa ao fundo
1 de 1 Imagem colorida de Lula com as bandeiras brasileira e chinesa ao fundo - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e da China, Xi Jinping, reúnem-se, nesta sexta-feira (14/4), em Pequim. O encontro terá início às 5h45 da manhã no horário de Brasília (16h45 no horário da China), no Grande Palácio do Povo, sede do Legislativo chinês.

O Itamaraty e o governo do país asiático preparam a assinatura de mais de 20 acordos bilaterais, sendo um  deles voltado para a construção do CBERS-6, o sexto de uma linha de satélites produzidos em parceria entre Brasil e China.

Outro acordo envolve a empresa chinesa Huawei, vencedora de leilão realizado em 2021 para fornecer equipamentos para implantação da tecnologia 5G em todo o Brasil. A empresa é acusada pelos EUA de crime organizado e conspiração para roubar segredos comerciais por meio de tecnologia.

De acordo com o governo Lula, o tratado que será assinado nesta sexta é voltado para o desenvolvimento de tecnologias de proteção do meio ambiente e de melhoria da educação básica brasileira.

Em viagem à China desde terça, Lula visitou a Huawei no país asiático e publicou e depois apagou fotos dele utilizando óculos de realidade virtual da companhia chinesa. No Instagram, foi feita a mesma publicação, mas a imagem em questão não foi excluída.

Metrópoles questionou a Secretaria de Comunicação Social (Secom) sobre a retirada da foto, mas, até a última atualização desta matéria, não houve resposta. O espaço segue aberto.

Também deverão ser assinados pelos dois presidentes memorandos de cooperação focados nas propostas de nova industrialização brasileira em bases sustentáveis, com inovação tecnológica e investimentos em setores estratégicos, incluindo Parceria Público-Privada (PPP).

Há ainda a previsão de um acordo para que o Banco de Desenvolvimento da China abra crédito de R$ 1,3 bilhão para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Veja a lista dos acordos que devem ser firmados pelos governos de Brasil e China:

  1. Memorando entre o Ministério da Fazenda do Brasil e o Ministério das Finanças da China para colaboração e diálogo envolvendo o financiamento de projetos e operações de interesse e benefício mútuo, incluindo PPPs, infraestrutura e captação de recursos..
  2. Memorando de Entendimento sobre Cooperação em Pesquisa e Inovação entre os Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação da República Federativa do Brasil e o Ministério da Ciência e Tecnologia da República Popular da China
  3. Memorando de Entendimento sobre Cooperação em Informação e Comunicações entre o Ministério das Comunicações da República Federativa do Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações da República Federativa do Brasil e o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da República Popular da China.
  4. Memorando de Entendimento entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação da República Federativa do Brasil e o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da República Popular da China sobre Cooperação em Tecnologias da Informação e Comunicação.
  5. Protocolo Complementar sobre o Desenvolvimento Conjunto do CBERS-6, parceria entre Brasil e China para desenvolvimento, fabricação, lançamento e operação conjunta do Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres – CBERS-6.
  6. Plano de Cooperação Espacial 2023-2032 entre a Agência Espacial Brasileira e a Administração Espacial Nacional da China.
  7. Memorando de Entendimento entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar da República Federativa do Brasil e o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da República Popular da China na Cooperação para o Desenvolvimento Social e Combate à Fome e à Pobreza.
  8. Plano de Trabalho Brasil-China de Cooperação na Certificação Eletrônica para Produtos de Origem Animal para facilitar e agilizar o registro destinado à comercialização de produtos do agronegócio brasileiro na China.
  9. Protocolo entre a Administração-Geral de Aduanas da República Popular da China e o Ministério da Agricultura e Pecuária da República Federativa do Brasil destinado à abertura do mercado chinês para farinhas de aves e de suínos do Brasil.
  10. Memorando de Entendimento entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços da República Federativa do Brasil e a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da República Popular da China para a Promoção do Investimento e Cooperação Industrial.
  11. Memorando de Entendimento sobre o Fortalecimento da Cooperação em Investimentos na Economia Digital entre o Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços da República Federativa do Brasil e o Ministério de Comércio da República Popular da China.
  12. Memorando de Entendimento sobre o Grupo de Trabalho de Facilitação de Comércio entre o Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e o Ministério de Relações Exteriores da República Federativa do Brasil e o Ministério do Comércio da República Popular da China.
  13. Memorando de Entendimento entre a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República Federativa do Brasil e o Grupo de Mídia da China.
  14. Acordo de Coprodução Televisiva entre os governos do Brasil e da China para permite que empresas nacionais coproduzam com empresas chinesas. Tratado libera benefícios previstos para obras nacionais nos dois países (incentivos fiscais, tributos e quotas).
  15. Protocolo de Requisitos Fitossanitários para Noz Pecã Sem Casca da República Federativa do Brasil para a República Popular da China entre a Administração-Geral de Alfândegas da República Popular da China e o Ministério da Agricultura e Pecuária da República Federativa do Brasil.
  16. Memorando de Entendimento para Cooperação Internacional entre a Fundação Osvaldo Cruz e a Academia Chinesa de Ciências.
  17. Memorando de Entendimento para Cooperação Internacional entre a Fundação Osvaldo Cruz e o Centro de Excelência CAS-TWAS para Doenças Infecciosas Emergentes da Academia Chinesa de Ciências.
  18. Acordo entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e o Banco de Desenvolvimento da China sobre uma linha de crédito de US$ 1,3 bilhão ao BNDES.
  19. Carta de Intenções entre a Secretaria-Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República Federativa do Brasil e a Huawei Technologies Co. Ltd. Segundo o governo brasileiro, o objetivo é desenvolver tecnologias que podem ajudar na proteção ao meio ambiente e na melhoria da educação básica brasileira, em particular naquelas localidades que podem atuar como polos indutores de desenvolvimento regional.
  20. Acordo de Cooperação e Intercâmbio de Notícias entre a Agência Xinhua e a Empresa Brasil de Comunicação para promover a cooperação entre os dois grupos estatais de mídia, com o fornecimento gratuito de notícias em português (EBC) e em português e inglês (Xinhua) via internet.
  21. Memorando de entendimentos que entre si fazem o Governo do Estado do Ceará, a Secretaria das Relações Internacionais, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, a Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém e a Mingyang Smart Energy Group para o investimento e implantação do centro de tecnologia e reparo de aerogeradores no Estado do Ceará.
  22. Acordo de Cooperação Estratégica entre a Gansu Science & Technology Investment Group Co., Ltd., China e o Governo do Estado do Ceará, Brasil. Objetivo é transferência de tecnologia para desenvolvimento de novas energias e novos materias energéticos.
  23. Memorando de entendimentos que entre si fazem o Governo do Estado do Ceará, a Secretaria das Relações Internacionais, Secretaria do Desenvolvimento Econômico e a Empresa do Complexo Industrial e Portuário do Pecém e a State Power Investment Corporation (SPIC) para estudar projetos de energias renováveis eólica onshore e offshore, solar, hidrogênio azul e verde no Estado do Ceará.
  24. Memorando de Entendimento entre a Vale e a China Communications Construction Company (CCCC). Intenção é promover cooperação do transporte ferroviária.
  25. Memorando de Entendimento entre o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e a Associação Sino-Brasileira de Mineração (ASBM), em busca de investimento no setor mineral do estado.

Viagem à China

A China é o quarto país que Lula visita desde que tomou posse, em janeiro deste ano. Naquele mês, o presidente fez sua primeira viagem para a Argentina e para o Uruguai. Em fevereiro, o petista ainda visitou os Estados Unidos.

Esta é a terceira vez que Lula viaja para a China na condição de presidente da República. A primeira vez que o petista foi ao país asiático foi em 2004, durante o seu primeiro mandato. A segunda, já na segunda gestão como mandatário do país, ocorreu em 2009.

Segundo o governo brasileiro, a visita de Lula ao país chinês “faz parte da reconstrução das relações internacionais”. A China é o maior parceiro comercial do Brasil.

Em 2022, o produto brasileiro mais vendido para o mercado chinês foi a soja, com 36% do total exportado, seguido pelo minério de ferro com 20% e o petróleo com 18%. O perfil da exportação mudou um pouco em janeiro e fevereiro de 2023, com o petróleo na liderança com 23%, seguido pela soja (22%) e o minério de ferro (21%).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?