metropoles.com

Lula dispensa ex-comandante da Marinha e Marcos Pontes da Camex

Dispensados por Lula, ex-comandante Almir Garnier e ex-ministro Marcos Pontes estavam em comitê da Câmara de Comércio Exterior (Camex)

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/ Defesa Aérea e Naval
Almir Garnier Santos
1 de 1 Almir Garnier Santos - Foto: Divulgação/ Defesa Aérea e Naval

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dispensou o ex-comandante da Marinha Almir Garnier dos Santos e o ex-ministro de Ciência e Tecnologia Marcos Pontes do Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex). Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), eles eram representantes da Presidência da República – o primeiro, na condição de titular, e o segundo, de suplente.

Almir Garnier atuou como comandante da Marinha entre 2021 e 2022. O astronauta Marcos Pontes foi ministro de Bolsonaro durante quase todo o mandato do ex-presidente, tendo se licenciado para se candidatar a senador pelo PL de São Paulo, cargo que exerce atualmente.

No lugar deles, Lula designou dois economistas ligados ao PT: Rodrigo Alves Teixeira (titular) e Bruno Moretti (suplente). As mudanças foram publicadas na edição desta quarta-feira (15/2) do Diário Oficial da União (DOU).

Rodrigo Alves Teixeira é analista do Banco Central (BC) e atualmente exerce a função de secretário especial adjunto da Secretaria Especial de Análise Governamental (SAG) da Casa Civil. Já Bruno Moretti é analista do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, ele assessorava a liderança do PT no Senado Federal.

A Camex é vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), chefiado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin.

Criado em 1995, o órgão tem a atribuição de formular, adotar, implementar e coordenar as políticas e atividades relativas ao comércio exterior brasileiro, à atração de investimentos estrangeiros diretos, a investimentos brasileiros no exterior, aos temas tarifários e não tarifários e ao financiamento às exportações com o objetivo de promover o aumento da produtividade e da competitividade das empresas brasileiras no mercado internacional.

No fim de semana, Alckmin anunciou Marcela Carvalho como a nova secretária-executiva da Câmara de Comércio Exterior.

Servidora de carreira, Marcela é analista de comércio exterior do MDIC. Ela é graduada em relações internacionais, pela Faculdade Integrada do Recife, e mestre em Desenvolvimento e Comércio Internacional, pela Universidade de Brasília (UnB).

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?