metropoles.com

Justiça nega pedido para suspender indicação de Weintraub ao Banco Mundial

Deputado Ivan Valente (Psol-SP) procotolou ação que alegava desvio de finalidade e falta de interesse público na indicação do ex-ministro

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Cerimônia de Posse do Ministro de Estado da Educação, Abraham Bragança de Vasconcellos Weintraub e o presidente Bolsonaro
1 de 1 Cerimônia de Posse do Ministro de Estado da Educação, Abraham Bragança de Vasconcellos Weintraub e o presidente Bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A 4ª Vara da Justiça Federal arquivou, nesta sexta-feira (3/7), uma ação que pedia a suspensão da indicação do ex-ministro Abraham Weintraub ao cargo de diretor do Banco Mundial. Protocolada pelo deputado federal Ivan Valente (PSol-SP), a ação popular reivindicava desvio de finalidade e falta de interesse público.

No pedido, o deputado justificou que Weintraub é investigado em dois inquéritos  no Supremo Tribunal Federal (STF) — o primeiro por suposto racismo contra chineses, após os responsabilizarem pela propagação do coronavírus e outro sobre ataques e ameaçadas aos integrantes da Corte.

A decisão foi proferida pelo juiz Itagiba Catta Preta Neto no último 30 de junho, que alegou haver cunho ideológico do deputado contra o ex-ministro e o Executivo federal.

O magistrado criticou ainda o embasamento da ação popular, que usou reportagens e publicações nas redes sociais para pedir a suspensão da indicação de Weintraub.

“A credibilidade de tudo isso é bastante subjetiva e insuficiente para ensejar atuação judicial em ação popular. O autor não apontou fato concreto, específico. O que pretende, na verdade, é que, por ordem judicial, seja alterada a política de atuação de órgão do Poder Executivo. Patrulhamento ideológico não é papel do Poder Judiciário”, sustentou.

“Divulgação de ‘fatos’ e opiniões nas redes sociais das quais o autor participa não são hábeis a ensejar intervenção do Judiciário em atos de governo. Da mesma forma, os divulgados nos veículos de imprensa tradicionais escolhidos pelo autor”, completou.

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?