metropoles.com

Janot designa subprocurador ligado ao PSDB como vice-procurador-geral

Ela Wiecko deixou o cargo depois da divulgação de um vídeo em que ela aparece em manifestação contrária ao impeachment

atualizado

Compartilhar notícia

Lula Marques/ Fotos Públicas
Janot
1 de 1 Janot - Foto: Lula Marques/ Fotos Públicas

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, designou o subprocurador-geral da República José Bonifácio Borges de Andrada para exercer a função de vice-procurador-geral, no lugar de Ela Wiecko, que deixou o cargo depois da divulgação de um vídeo em que ela aparece em manifestação contrária ao impeachment da agora presidente cassada Dilma Rousseff.

A portaria com a designação de Bonifácio Andrada está publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (9/9). Andrada deverá, sem prejuízo de suas atribuições, substituir também o procurador-geral eleitoral, nas ausências e impedimentos do vice-procurador-geral eleitoral.

Contemporâneo de Janot no início da carreira, Andrada foi advogado-geral da União durante o último ano do governo Fernando Henrique Cardoso, em 2002, sucedendo Gilmar Mendes, hoje ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O novo vice-procurador também foi advogado-geral de Minas Gerais, entre 2003 e 2010, quando o senador Aécio Neves (PSDB) era governador do Estado.

Segundo fontes da PGR, a escolha de Janot tem um componente político. Ao substituir Ela Wiecko, que tinha uma posição mais à esquerda, por um nome ligado ao PSDB, Janot espera construir uma ponte com o novo governo do presidente Michel Temer.

Andrada também é um nome com bom trânsito entre os subprocuradores e com Gilmar Mendes, que tem feito reiteradas críticas à atuação da PGR na Operação Lava Jato.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?