metropoles.com

Itaipu: Bolsonaro troca Marun por esposa de Ricardo Barros no conselho

Ex-deputado foi nomeado na estatal no fim do governo Temer. Mandato havia sido renovado em maio do ano passado e tinha validade até 2024

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Carlos Marun
1 de 1 Carlos Marun - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) exonerou nesta quinta-feira (6/5) o ex-deputado federal Carlos Marun (MDB-RS), aliado do ex-presidente Michel Temer (MDB), do cargo de conselheiro na Itaipu Binacional.

No lugar de Marun, foi nomeada Maria Aparecida Borghetti (PP), mais conhecida como Cida Borghetti, esposa do líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR). Eleita vice-governadora do Paraná em 2014, ela assumiu o governo do estado por um breve período em 2018 quando o titular, Beto Richa (PSDB), renunciou para concorrer ao Senado Federal.

A mudança no Conselho de Itaipu atende a base aliada do governo no Congresso, visto que o PP, uma das principais siglas do Centrão, é um dos partidos com maior número de parlamentares pró-governo.

Membro da tropa de choque de Temer quando o emedebista assumiu a Presidência da República, Marun se licenciou do mandato na Câmara dos Deputados em 2016 para assumir a Secretaria de Governo. Como não se candidatou à reeleição em 2018, foi nomeado para a estatal no fim do governo Temer. O salário, que agora será de Cida Borghetti, é de R$ 27 mil.

Desde abril, a presidência brasileira de Itaipu está sob o comando do general da reserva João Francisco Ferreira, com previsão de mandato até 16 de maio de 2022. Ele substitui o também general Joaquim Silva e Luna, que ficou no cargo por pouco mais de dois anos e, em fevereiro, foi indicado por Bolsonaro para ser presidente da Petrobras.

Inaugurada em 1973, a usina hidrelétrica de Itaipu produz mais de 75 milhões de megawatts/hora de energia elétrica por ano. Fica localizada na fronteira do Brasil com o Paraguai. É considerada a maior produtora de energia elétrica do mundo e supre 12% de toda a demanda de energia elétrica do Brasil e mais de 90% da demanda do Paraguai.

A exoneração de Marun e a nomeação de Cida Borghetti foram publicadas na edição desta quinta-feira (6/5) do Diário Oficial da União (DOU), assinadas por Bolsonaro e pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Veja a íntegra:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?