metropoles.com

Helder Barbalho diz estar “tranquilo” após ser alvo de operação da PF

Casa do governador do Pará foi alvo na manhã desta quarta-feira (10/06) de mandados de busca e apreensão

atualizado

Compartilhar notícia

Alvo de operação da Polícia Federal (PF), o governador do Pará, Hélder Barbalho, disse nesta quarta-feira (10/06) estar “tranquilo” e “à disposição para qualquer esclarecimento”.

A PF apura fraudes na compra de respiradores pulmonares pelo governo do estado e fez buscas na casa do governador, além do Palácio dos Despachos — sede do governo — e das secretarias de Saúde, Fazenda e Casa Civil.

A compra dos respiradores com dispensa de licitação para tratar pacientes com Covid-19 custou R$ 50,4 milhões aos cofres do estado, segundo a PF.

Metade do pagamento foi feito à empresa fornecedora dos equipamentos de forma antecipada. Os aparelhos, no entanto, eram de modelo diferente do contratado e não serviam para o tratamento da Covid-19 e foram devolvidos.

“Agi a tempo de evitar danos ao erário público, já que os recursos foram devolvidos aos cofres do estado”, esclareceu o governador paraense, em uma rede social.

Helder Barbalho esclareceu ainda que não é amigo do empresário — dono da empresa que vendeu os respiradores — e que, “obviamente”, não sabia que os equipamentos não funcionavam.

“Por minha determinação, o pagamento de outros equipamentos para a mesma empresa está bloqueado e o governo entrou na justiça pleiteando indenização por danos morais coletivos contras os fornecedores”, prosseguiu.

0

Posicionamento do governo

O governo do estado do Pará informou, em nota, que contribui com a operação da Polícia Federal. Além disso, ressalta que a administração estadual entrou na Justiça com pedido de indenização por danos morais contra os vendedores dos aparelhos.

Veja a nota na íntegra:

“Em nome do respeito ao princípio federativo e do zelo pelo erário público, o Governo do Estado reafirma seu compromisso de sempre apoiar a Polícia Federal no cumprimento de seu papel em sua esfera de ação. Informa ainda que o recurso pago na entrada da compra dos respiradores foi ressarcido aos cofres públicos por ação do Governo do Estado. Além disso, o Governo entrou na justiça com pedido de indenização por danos morais coletivos contra os vendedores dos equipamentos.”

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?