metropoles.com

GSI não acompanha investigações sobre ameaça terrorista a Bolsonaro

Na última terça (1º/1), a Polícia Civil do Distrito Federal prendeu três homens suspeitos de integrarem a facção

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
posse Bolsonaro
1 de 1 posse Bolsonaro - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, disse desconhecer o andamento das investigações sobre o suposto grupo terrorista que fez ameaças contra o presidente Jair Bolsonaro (PSL). Na última terça (1º/1), a Polícia Civil do Distrito Federal prendeu três homens suspeitos de integrarem a facção. O GSI é o responsável pela segurança do presidente.

“Houve a suspeita. Houve prisão. Não estou acompanhando o inquérito. É da alçada da Polícia Federal”, afirmou Heleno, durante entrevista na tarde desta quinta-feira (3/1).

Conforme revelou o Metrópoles, o suposto grupo terrorista reivindicou a confecção e o abandono de um artefato explosivo próximo ao Santuário Menino Jesus, em Brazlândia, na véspera de Natal (24). O possível ataque à posse presidencial seria mais uma etapa das atividades do grupo.

Um dos presos teria tripla nacionalidade e viajaria para o exterior com frequência. Todos foram detidos após a Justiça expedir mandados de prisão temporária. Logo após as detenções, o blog mantido pela chamada Sociedade Secreta Silvestre parou de ser atualizado. O fato fez os investigadores acreditarem que o trio teria envolvimento com as ameaças.

A apuração do caso teve participação de setores de inteligência da Polícia Federal e da Agência Brasileira de Investigação (Abin).

No domingo (30/12), o antecessor de Augusto Heleno à frente do GSI, o ex-ministro e general Sérgio Etchegoyen, confirmou que as ameaças de atentado contra o novo presidente eram reais. Durante o último ensaio geral da cerimônia de posse, o militar ressaltou que a preocupação das autoridades era com Bolsonaro e todas as pessoas que acompanhariam as festividades ligadas à transmissão do mais alto cargo da República na Esplanada dos Ministérios.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?