metropoles.com

Governo tomará medidas para evitar ‘shut down’, diz Dilma

A presidente se recusou a admitir que tenha um plano B para manter os gastos do Executivo mesmo sem a aprovação da proposta de alteração do Orçamento de 2015

atualizado

Compartilhar notícia

FRANCOIS MORI/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
dilma rousseff cop21 cúpula do clima
1 de 1 dilma rousseff cop21 cúpula do clima - Foto: FRANCOIS MORI/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Na véspera do dia em que terá de “desligar” o governo e cortar gastos da ordem de R$ 10,7 bilhões, a presidente Dilma Rousseff afirmou às margens da 21ª Conferência do Clima (COP-21), em Paris, que tomará as medidas necessárias para evitar a suspensão de serviços básicos à população.

“O governo fará uma avaliação e também tomará as medidas necessárias para não comprometer a vida da população brasileira”, garantiu, em tom sereno.

A presidente se recusou a admitir que tenha um plano B para manter os gastos do Executivo mesmo sem a aprovação da proposta de alteração do Orçamento de 2015, que ainda não foi votada no Congresso, gerando um impasse a partir de 1º de dezembro. “Não vou dizer para você o que nós vamos fazer porque nós estamos em processo permanente de avaliação”, argumentou, sem citar exemplos de medidas que estaria prestes a adotar.

Dilma disse ainda acreditar na reversão do problema pela mobilização do Congresso. “Nós acreditamos que o Senado e Câmara irão aprovar essa medidas, as mudanças das metas, porque é algo que também afeta o Senado, a Câmara e o Judiciário”, disse a presidente.

A ameaça de “shut down”, ou seja, de desligamento, se tornou concreta na semana passada, quando o legislativo deu sinais de que não analisaria a proposta de alteração do orçamento em tempo hábil. Com isso, pagamento de serviços básicos da administração pública federal, como luz, telefone, bolsas de estudos nacionais e internacionais, passagens aéreas e diárias de servidores, podem ter seus pagamentos suspensos. A presidente, porém, se recusou a comentar se essa hipótese se concretizará.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?