metropoles.com

Ex-secretário de Rollemberg é nomeado para governo Bolsonaro

José Guilherme Tollstadius Leal será responsável pela Secretaria de Defesa Sanitária. O órgão será ligado ao Ministério da Agricultura

atualizado

Compartilhar notícia

Pedro Ventura/GDF
76707772-c578-431b-b105-638cdea880a9
1 de 1 76707772-c578-431b-b105-638cdea880a9 - Foto: Pedro Ventura/GDF

Ex-secretário da Agricultura do governo de Rodrigo Rollemberg (PSB), José Guilherme Tollstadius Leal será secretário de Defesa Sanitária no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no governo de Jair Bolsonaro (PSL). A escolha foi divulgada nesta terça-feira (18/12) pela assessoria de imprensa do presidente eleito.

Segundo a equipe de comunicação de Bolsonaro, o ministério está sendo reorganizado para buscar maior eficiência, “baseado no sistema de autocontrole empresarial, em maior transparência normativa e no fortalecimento do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária”.

Desde janeiro deste ano, José Guilherme Tollstadius Leal já chefiava o gabinete da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura. No governo Rollemberg, ele foi exonerado da Secretaria de Agricultura do DF em agosto de 2017 para assumir a presidência da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater).

Veja a lista dos outros secretários escolhidos para a pasta que será comandada pela deputada Tereza Cristina (DEM-MS):

Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação
– Nenhum nome foi divulgado ainda.
A secretaria vai articular, facilitar, promover e alinhar a inovação voltada para o desenvolvimento rural, por meio da Embrapa, das empresas de pesquisa agropecuária estaduais, instituições federais de ensino e de apoio financeiro à pesquisa. A secretaria vai cuidar, também, dos programas nacionais de irrigação e das questões relativas à produção sustentável, como a agricultura de baixo carbono.

Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo
– Fernando Henrique Kohlmann Schwanke – ​Engenheiro florestal. É superintendente regional da Companhia de Pesquisas e Recursos Minerais em Santa Catarina. Foi consultor da Organização das Nações Unidas para a Agricultura (FAO).

A secretaria vai abrigar programas hoje dispersos em diversos ministérios. Vai trabalhar na busca de alternativas de negócios para os produtores e dará nova abordagem à assistência técnica e à extensão rural. Irá, também, reforçar o cooperativismo e o associativismo rural.

Secretaria da Aquicultura e Pesca
– Jorge Seif – ​Formado em administração de empresas e marketing. Atua desde 1999 na pesca industrial. É produtor rural e proprietário de um terminal pesqueiro e de embarcações.

A secretaria receberá as atribuições que hoje estão no Ministério da Pesca. Entre seus objetivos, estão a busca de garantias para dar maior segurança jurídica às atividades e a ampliação do mercado internacional.

Secretaria de Comércio e Relações Internacionais
– Orlando Leite Ribeiro – ​Economista e diplomata. Embaixador, trabalhou no setor de promoção comercial em Nova York e nos setores econômicos em Washington e Assunção. Foi chefe da divisão de Agricultura e Produto de Base. Desde dezembro de 2016, ocupa o cargo de diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos, do Ministério das Relações Exteriores.

A secretaria trabalhará pela ampliação dos mercados para os produtos brasileiros, com a negociação do fim de barreiras sanitárias e fitossanitárias que hoje atingem o comércio do país.

Secretaria de Política Agrícola
– Eduardo Sampaio Marques – ​Engenheiro agrônomo e mestre em agronomia. Está na Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, desde agosto de 2017. Na pasta, já atuou também na Secretaria de Relações Internacionais e de Política Agrícola.

A secretaria terá foco nas questões relativas ao crédito, buscando taxas equalizadas para pequenos e médios produtores e novos mecanismos de financiamento. Vai trabalhar para ampliar e modernizar o seguro rural, utilizando recursos orçamentários hoje destinados a suporte de preços. Os programas de apoio à agricultura familiar serão mantidos.

Secretaria de Defesa Sanitária
– José Guilherme Tollstadius Leal – ​Engenheiro agrônomo. Desde janeiro deste ano é chefe de gabinete da Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura. Foi presidente da Emater do Distrito Federal e secretário de Agricultura.

A secretaria será reorganizada para buscar maior eficiência, baseada no sistema de autocontrole empresarial, em maior transparência normativa e no fortalecimento do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária.

Secretaria Especial de Assuntos Fundiários
– Luiz Antônio Nabhan Garcia – ​Empresário rural na atividade agropecuária. É técnico em zootecnia. Presidente da União Democrática Ruralista (UDR).

A secretaria vai tratar da regularização fundiária, incluindo as atividades de identificação e demarcação de terras indígenas e quilombolas, o licenciamento ambiental e as políticas de reforma agrária.

 

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?