metropoles.com

Ex-presidentes do Brasil parabenizam Biden pela eleição nos EUA

Bolsonaro não comentou o resultado da eleição. O chefe do Palácio do Planalto apoiou Donald Trump, que não conseguiu a reeleição

atualizado

Compartilhar notícia

Drew Angerer/Getty Images
Joe Biden
1 de 1 Joe Biden - Foto: Drew Angerer/Getty Images

Todos os ex-presidentes brasileiros celebraram a vitória do presidente eleito Joe Biden. O democrata levou o pleito americano após cinco dias de uma tensa apuração.

Até o fim da manhã deste domingo (8/11), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não comentou o resultado. O chefe do Palácio do Planalto apoiou Donald Trump, que não conseguiu a reeleição.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em nota, afirmou que a reeleição de Trump representaria “um grave risco à democracia” em todo o mundo.

“Em dois séculos e meio, nenhum presidente americano havia buscado deslegitimar o processo eleitoral, um dos alicerces fundamentais da democracia. O atual o fez sistemática e deliberadamente”, diz trecho do comunicado.

Michel Temer parabenizou Biden pelo Twitter. “Cumprimento o prezado amigo Joe Biden por sua eleição. Recordo com alegria os encontros que mantivemos, em particular a visita que você me fez na ONU, quando assumi a Presidência da República. Desejo-lhe Votos de muito êxito”, publicou.

Na mesma tendência, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o mundo respira aliviado com a vitória de Biden. “Neste momento tão importante em que o povo norte-americano se manifestou contra o trumpismo e tudo o que ele representa, de rejeição de valores humanos, ódio, abandono da vida e agressões contra nossa querida América Latina”, escreveu Lula.

Ele frisou. “Saúdo a vitória de Biden e manifesto a esperança de que ele não só internamente, mas também em suas relações com o mundo e com a América Latina, se paute pelos valores humanistas que caracterizaram a sua campanha”, completou.

Dilma Rousseff, por sua vez, apontou que a vitória de Biden é um “alento para os que lutam contra a extrema-direita”. “É um fato relevante a eleição da primeira mulher negra, Kamala Haris, para a vice-presidência dos Estados Unidos”, completou.

Senador por Alagoas, o ex-presidente Fernando Collor de Melo afirmou que Brasil e Estados Unidos “são as duas maiores democracias das Américas” e afirmou estar confiante que o presidente Bolsonaro vai aprofundar relações com os Estados Unidos.

Já o ex-presidente José Sraney, em artigo publicado na revista Veja, afirmou que Trump é um “péssimo exemplo”. “Trump já é o passado, e Biden nos traz a esperança da retomada gloriosa do ‘sonho americano'”, escreveu na publicação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?