metropoles.com

Embaixada da China articula ajuda em dinheiro e oxigênio para o Amazonas

Membros da representação chinesa, em Brasília, se reuniram com integrantes do comitê de crise para definir repasses para minimizar crise

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Reunião com a Embaixada da China
1 de 1 Reunião com a Embaixada da China - Foto: Reprodução

Em reunião na tarde desta sexta-feira (15/1), representantes da Embaixada da China, em Brasília, acertaram uma ajuda financeira imediata do país asiático para o estado do Amazonas, além de equipamentos e insumos que devem chegar à região amazônica nos próximos dias.

O valor da ajuda ainda não foi definido e deve ser acertado até a manhã deste sábado (16/1) com o governo chinês, após reunião do embaixador Yang Wanming com Pequim.

De acordo com participantes da reunião, a ajuda em dinheiro tem como objetivo sanar necessidades imediatas por oxigênio, principalmente em Manaus. Já o fornecimento de equipamentos e insumos vindo da Ásia devem chegar nos próximos dias.

Do encontro virtual participaram o porta-voz da representação, ministro conselheiro Qu Yuhui, representando o embaixador Yang Wanming, além dos deputados federais Evair de Melo e Marcelo Ramos, ambos do comitê de crise. Também acompanharam a reunião o presidente do Instituto Social Brasil-China (Ibrachina), Thomas Law, a presidente da OAB Amazonas, Grace Any Benayon e o vice-presidente da Coordenação Brasil/China da OAB, Sostenes Marchezine.

O Amazonas sofre com a falta de oxigênio nas unidades de atendimento em meio a uma explosão de casos do coronavírus.

Demanda imediata

“A embaixada vai de imediato disponibilizar uma doação financeira para o governo estadual para suprir a demanda imediata. Como a China está territorialmente, nenhuma ajuda chegaria a tempo de suprir a demanda emergencial que está presente agora “, destacou Marchezine.

“Como o horário é invertido, a embaixada está em reunião com o governo chinês para definir esta questão”, informou Marchezine.

O grupo vai coordenar o repasse das doações financeiras do governo chinês, bem como de empresas e entidades brasileiras e chinesas, além de oxigênio, equipamentos e insumos diversos. A expectativa é que o material chegue à região amazônica já nos próximos dias.

0

Compartilhar notícia